"É no brincar, e talvez apenas no brincar, que a criança ou adulto fruem de sua liberdade de criação. As brincadeiras servem de elo entre, por um lado, a relação do indivíduo com a realidade interior, e por outro lado, a relação do indivíduo com a realidade externa ou compartilhadas"
D. W. Winnicott
Devemos sempre estar observando, ofertando o momento do brincar, valorizar as brincadeiras como uma forma de expressão que traduz a construção de conhecimentos adquiridos pelo grupo e pela criança mais particularmente.
Seguem alguns momentos de pura brincadeira e aquisição de conhecimentos e habilidades.
Com os blocos lógicos...
Interagindo com os amigos no solário...
Brincando no minhocão..
No cavalinho e com as bolas...
Imitando o sons dos animais na roda de cantigas...
No espaço externo com brinquedos coletivos e de uso individual interagindo e aprendendo a compartilhar.
Se escondendo na casinha torta...
"Através do brincar a criança experimenta, organiza-se, regula-se, constrói normas para si e para o outro. Ela cria e recria, a cada nova brincadeira, o mundo que a cerca"
(DORNELLES, apud CRAIDY, 2001, p.104)
Equipe EI 52
Nenhum comentário:
Postar um comentário