domingo, 17 de maio de 2015

A importância de jogos e brincadeiras para a construção da identidade (EI-32)

                          Aprender  por meio do movimento é fundamental para a construção do sujeito, a curiosidade pelas coisas e pelos outros servem de motor para o conhecimento. Desta forma as crianças se tornam protagonistas de suas próprias ações, porém para que isso ocorra devemos estimular suas iniciativas e motivações. 



                        Proporcionamos atividades que permitissem a necessidade de uma exploração e conhecimento pessoal. 

Alongamento 

                                       A autonomia física pode ser observada nos comportamentos motores em espaços novos, abertos, fechados, e na leveza do movimento.  

Bolas e tecidos
                
                          Perceber por meio dos sentidos e das sensações cinestésicas, ou seja, de posturas e movimentos, é o modo fundamental com o qual compreendemos e aprendemos a usar o espaço. 
                          
Trabalhando a lateralidade 

A pinça


                 
Teia de aranha



Atividade com bola de pilates 

Batatinha quente




Onde podemos nos reconhecer, encontrar o reflexo de nossa imagem, de nossos gestos? O espelho nos ajuda a perceber nossa imagem, a nos tornar conscientes de como nossos olhos olham e como sorrimos. Através do espelho, podemos sensibilizar as mudanças do rosto e as formas faciais de expressão.




Para estimular o desenvolvimento da expressão e comunicação corporal, devemos levar em consideração principalmente a sensibilização corporal da própria imagem, a descoberta da variedade e multiplicidade das imagens corporais. 


A atividade acima "Retratos" estimulou a apreciação de características físicas dos colegas. Cada criança produziu um retrato de seu amigo.







Cócegas  estimulando a sensibilidade e a interação



             "Brincar com as crianças não é perder tempo, é ganhá-lo."
                                               ( Carlos Drummond  de Andrade)

4 comentários:

  1. Belo registro do trabalho desenvolvido com a turma.
    Ressignificando ações, conhecimentos e conceitos!!!
    Está claro a intencionalidade do trabalho de explorar, observar e fortalecer o EU, assim como de potencializar a relação e a interrelação ( EU e o OUTRO ).
    Planejar é Tudo! Mas Buscar e ter sensibilidade é algo a mais.
    Parabéns à Professora e a toda Equipe.!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Que lindo meninas!!! Parabéns pelas atividades! "Educação Infantil é isso." :)

    ResponderExcluir