"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria"
Paulo Freire
O trabalho com crianças na tenra idade (a partir de 6 meses) requer além de cuidados básicos para seu bem estar físico requer também a oferta de atividades visando percepções necessárias para seu desenvolvimento social e cognitivo. Devemos estar atentos sempre para as ações e reações de nossas crianças. Proporcionamos atividades que permitam que experimentem a si e ao meio das formas mais variadas.
Para alcançar tais objetivos utilizamos de alguns recursos tais como: livros, cantigas, jogos, brincadeiras e materiais de sucata variados, onde as crianças puderam se perceber, perceber o outro e o meio em que estão inseridas.
"Quem chegou ao EDI foi o Pedro Bernardo..." |
"Quem ficou muito feliz foi o Luan Almeida" |
Este sou EU: Luan Almeida |
Trabalhamos com o livro "Pedrinho cadê você" das autoras Sonia Junqueira/ Mariângela Haddad. Que nos deu um suporte para ofertar e estimular o trabalho com as percepções do Eu e do corpo como um todo, além de enfatizar a especificidade de cada uma.
Desenhando o Thiago, ressaltando as partes do corpo sempre questionando Thiago cadê você?, Beatriz cadê você? Karolaine cadê você?... |
Brincando de esconde-esconde nos pneus Carlos cadê você? |
Achou!!! |
Subiu no coqueiro bem alto
Pegou o coco, arrancou o coco
E caiu na cabeça da Karolaine
Ai minha cabeça Dona macaca!
Desculpa Karolaine."
(Cantiga popular)
Olha o seu nariz! |
"Olhei pra lá
Olhei pra cá
Quando vi o Zé bochecha comecei a bochechar..."
Fazendo uso do livro "O minhoco apaixonado" de Alessandra Pontes nossas crianças mandaram beijos uns para os outros utilizando a boca, mãos, fazendo o estalar dos lábios...
Sentir diferentes texturas, observar diferentes cores,
fazer arte, transformar-se em tela pintando o corpo do outro, seu próprio corpo...
Apreciar a obra de arte.
Uso da bola de Pilates trabalhando o equilíbrio corporal, fortalecimento da musculatura, aprimorando o controle e a capacidade motora
de nossas crianças.
E assim, por meio de brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência em diferentes situações a turma EI 52 iniciou a percepção e familiarização quanto a imagem do próprio corpo e o dos colegas e suas características diversas.
É possível perceber o compromisso em ofertar e desenvolver um trabalho de qualidade com os "pequenos alunos".
ResponderExcluirA responsabilidade é tamanha! Pois apresentá - las ao Mundo, além de realizar a inserção do EU e do OUTRO, requer:
validar o tempo e espaço (bebê X escola ) buscar, observar e planejar, além do trabalho pontual com os familiares.
A Formação, a percepção e a sensibilidade dos profissionais a frente desta turma são os fatores responsáveis pelo trabalho de qualidade
Parabéns!!!
eles estao cada dia mais espertos, parabens Equipe EI 52, os primeiros passos são os mais importantes , muito lindo o trabalho com eles ...
ResponderExcluir