sábado, 16 de maio de 2015

Berçário EI 52 em: Se conhecendo, reconhecendo e fazendo "arte"

                     
         "A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo                                       da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da                                                 boniteza e da alegria" 
                                                                                                                      Paulo Freire 

O trabalho com crianças na tenra idade (a partir de 6 meses) requer além de cuidados básicos para seu bem estar físico requer também a oferta de atividades visando percepções necessárias para seu desenvolvimento social e cognitivo. Devemos estar atentos sempre para  as ações e reações de nossas crianças. Proporcionamos atividades que permitam que experimentem a si e ao meio das formas mais variadas.

Para alcançar tais objetivos utilizamos de alguns recursos tais como:  livros, cantigas, jogos, brincadeiras e materiais de sucata variados, onde as crianças puderam  se perceber, perceber o outro e o meio em que estão inseridas.

"Quem chegou ao EDI foi o Pedro Bernardo..."



"Quem ficou muito feliz foi o Luan Almeida"

Este sou EU: Luan Almeida

 Trabalhamos com o livro "Pedrinho cadê você" das autoras Sonia Junqueira/ Mariângela Haddad.  Que nos deu um suporte para ofertar e estimular  o trabalho com  as percepções do Eu e  do corpo como um todo, além de enfatizar a especificidade de cada uma.




Desenhando o Thiago, ressaltando as partes do corpo
sempre questionando Thiago cadê você?, Beatriz cadê você?
Karolaine cadê você?...

Brincando de esconde-esconde nos pneus
Carlos cadê você?


Achou!!!
"Dona macaca, Dona macaca
Subiu no coqueiro bem alto
Pegou o coco, arrancou o coco
E caiu na cabeça da Karolaine
Ai minha cabeça Dona macaca!
Desculpa Karolaine."
                        (Cantiga popular)




Olha o seu nariz!

"Olhei pra lá
Olhei pra cá
Quando vi o Zé bochecha comecei a bochechar..."



Fazendo uso do livro "O minhoco apaixonado" de Alessandra Pontes nossas crianças mandaram beijos uns para os outros utilizando a boca, mãos, fazendo o estalar dos lábios...



Sentir diferentes texturas, observar diferentes cores,
fazer arte, transformar-se em tela pintando o corpo do outro, seu próprio corpo...





Apreciar a obra de arte.













  Uso da bola de Pilates trabalhando o equilíbrio corporal, fortalecimento da musculatura, aprimorando o controle e a capacidade motora
  de nossas crianças.





E assim, por meio de brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência em diferentes situações a turma EI 52 iniciou a percepção e familiarização quanto a imagem do próprio corpo e o dos colegas e suas características diversas.

2 comentários:

  1. É possível perceber o compromisso em ofertar e desenvolver um trabalho de qualidade com os "pequenos alunos".
    A responsabilidade é tamanha! Pois apresentá - las ao Mundo, além de realizar a inserção do EU e do OUTRO, requer:
    validar o tempo e espaço (bebê X escola ) buscar, observar e planejar, além do trabalho pontual com os familiares.
    A Formação, a percepção e a sensibilidade dos profissionais a frente desta turma são os fatores responsáveis pelo trabalho de qualidade
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. eles estao cada dia mais espertos, parabens Equipe EI 52, os primeiros passos são os mais importantes , muito lindo o trabalho com eles ...

    ResponderExcluir