“A
adaptação pode ser entendida como o esforço que a criança realiza para ficar, e
bem, no espaço coletivo, povoado de pessoas grandes e pequenas desconhecidas.
Onde as relações, regras e limites são diferentes daqueles do espaço doméstico
a que ela está acostumada. Há de fato um grande esforço por parte da criança
que chega e que está conhecendo o ambiente da instituição, mas ao contrário do
que o termo sugere não depende exclusivamente dela adaptar-se ou não a nova
situação. Depende também da forma como é acolhida” (ORTIZ, Revista Avisa Lá)
Sabemos que
nesse período de acolhimento algumas crianças choram ou ficam retraídas e que as famílias sentem-se inseguras. As
primeiras ações visam acalmar e acolher
ambas as partes e proporcionar um primeiro contato entre
educadoras/responsáveis/crianças de
maneira que os mesmos se sintam mais seguros criando vínculos de confiança
favorecendo o conhecimento mútuo e a interação.
Seguem alguns momentos desde período tão precioso e necessário:
Roda de conversa entre responsáveis e professoras visando sanar algumas duvidas existentes.
Momento Shantala: onde a troca do toque do responsável para a professora.
Acontece funcionando como uma permissão para que possamos tocá-los.
Brinquedos e brincadeiras em sala de aula.
Momento parquinho
Muito a explorar, a vivenciar...
Quantas descobertas.
" Falamos em adaptação sempre que enfrentamos uma nova situação,
ou readaptação, quando entramos
novamente em contato com algo já conhecido. Mas por algum tempo
distante do nosso convívio diário. O processo de adaptação
se inicia com o nascimento, nos acompanha no decorrer
de toda vida e ressurge a cada situação nova que vivenciamos."
(DIESEl,2003)
Período de Acolhimento:Período de acolher à todos os envolvidos( pais, alunos e profissionais ). Demanda intencionalidade, planejamento e ação.
ResponderExcluirParabéns pela atividade proposta aos responsáveis.