terça-feira, 29 de maio de 2018

“QUEM CHEGOU AO EDI FOI A VALENTINA, QUEM FICOU MUITO FELIZ FOI O RAPHAEL...”


“A adaptação pode ser entendida como o esforço que a criança realiza para ficar, e bem, no espaço coletivo, povoado de pessoas grandes e pequenas desconhecidas. Onde as relações, regras e limites são diferentes daqueles do espaço doméstico a que ela está acostumada. Há de fato um grande esforço por parte da criança que chega e que está conhecendo o ambiente da instituição, mas ao contrário do que o termo sugere não depende exclusivamente dela adaptar-se ou não a nova situação. Depende também da forma como é acolhida” (ORTIZ, Revista Avisa Lá)


Sabemos que nesse período de acolhimento algumas crianças choram ou ficam retraídas  e que as famílias sentem-se inseguras. As primeiras ações visam  acalmar e acolher ambas as partes e proporcionar um primeiro contato entre educadoras/responsáveis/crianças  de maneira que os mesmos se sintam mais seguros criando vínculos de confiança favorecendo o conhecimento mútuo e a interação.

Seguem alguns momentos desde período tão precioso e necessário:



Roda de conversa entre responsáveis e professoras visando sanar algumas duvidas existentes.


Momento Shantala: onde a troca do toque do responsável para a professora.


       Acontece funcionando como uma permissão para que possamos tocá-los.



Brinquedos e brincadeiras em sala de aula.

Momento parquinho


Muito a explorar, a vivenciar...


Quantas descobertas.


" Falamos em adaptação sempre que enfrentamos uma nova situação, 
ou readaptação, quando entramos 
novamente em contato com algo já conhecido. Mas por algum tempo 
distante do nosso convívio diário. O processo de adaptação 
se inicia com o nascimento, nos acompanha no decorrer
 de toda vida e ressurge a cada situação nova que vivenciamos."

(DIESEl,2003)

                                                                      

Um comentário:

  1. Período de Acolhimento:Período de acolher à todos os envolvidos( pais, alunos e profissionais ). Demanda intencionalidade, planejamento e ação.
    Parabéns pela atividade proposta aos responsáveis.

    ResponderExcluir