terça-feira, 19 de setembro de 2017

Letramento, no contexto da Educação Infantil

As Crianças tem  o direito de se desenvolver integralmente com oportunidades apropriadas à sua faixa etária." 
Orientações Curriculares, pág 10


UMA DAS MUITAS MANEIRAS DE APRESENTAR O SISTEMA DE ESCRITA PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL É ATRAVÉS DE BRINCADEIRAS COM O  PRÓPRIO NOME. 

 O NOME TRAZ MAIS DO QUE UMA GRAFIA ESPECÍFICA, 
                                                            TRAZ  UMA HISTÓRIA,
                                               UM SIGNIFICADO, UMA IDENTIDADE!

O prazer da conquista.

Interação e mediação ferramentas essenciais para o desenvolvimento da subjetividade do sujeito. 
A busca pelo querer aprender.
BRINCAR, BRINCAR E BRINCAR.

AS POESIAS, POEMAS, PARLENDAS,... PROMOVEM O APREÇO PELA LEITURA E O INTERESSE PELOS TEXTOS ESCRITOS. 
            MEXE COM O IMAGINÁRIO , LEVA  A EXPRESSAR DESEJOS E SENTIMENTOS.                                     DESCOBRE  QUE PODE BRINCAR COM AS PALAVRAS.

O DESENHO COMO FORMA DE EXPRESSÃO SUBJETIVA.
                               GRAFISMO: Rabiscar, desenhar e escrever não são simples atos mecânicos.  
                                                        Cada gesto e movimento têm... 
               

significações simbólicas, capazes de contribuir para o desenvolvimento humano. 
A valorização dos registros
Forma de expressão 

Atividade que argumenta e dialoga com as vivências/ experiências.
Amam brincar de escrever e desenhar.
Educação Infantil : Momento marcado pela riqueza da Infância.
Valorização da Linguagem, Cultura e Experiência.

Registros das vivências das turmas: EI- 43 e 51.

Nenhum comentário:

Postar um comentário