segunda-feira, 25 de setembro de 2017

É BRINCANDO QUE SE APRENDE.

"O brincar se torna a forma privilegiada das crianças pequenas agirem e se apropriarem do mundo, pois possibilita- lhes compreender e subverter a ordem das coisas. Quanto mais ricas as experiências alicerçadas em relacionamentos sociais, mais possibilidades as crianças teram de ampliar seus conhecimentos e de se desenvolverem."
( Orientações Curriculares nacional)

É por meio das brincadeiras que a criança emerge no processo de aprendizagem.


                                                     O Brincar vai além da recreação,
    trata- se de uma dinâmica complexa. As crianças aprendem principalmente por meio de exploração, interagindo com seus pares e adultos.

              Nas  brincadeiras as crianças comunicam- se consigo mesma e com o mundo ao seu redor.
                                       Facilita a construção da autonomia, reflexão e criatividade.
                                                            além de brincar e se divertir,
                                              a criança desenvolve ,  a imitação e a imaginação...
                                          bem como a sua personalidade, inteligência e afetividade.
A brincadeira é um excelente exercício para praticar as regras do convívio social .

Rotina: A importância da organização do tempo espaço para o desenvolvimento da autonomia,
do diálogo interior característico do seu pensamento verbal.
Registros das vivências das turmas: EI- 43 e 51.

Nenhum comentário:

Postar um comentário