domingo, 17 de setembro de 2017

FORMAÇÃO CONTINUADA: REVISITANDO NOSSO FAZER


" Lutar pela igualdade sempre que a diferença nos discriminar,
 lutar pela diferença sempre a igualdade nos descaracterizar."
Boaventura de Souza Santos

 NOSSO PAPEL:  ESTUDAR, PESQUISAR, DIALOGAR, OPORTUNIZAR  SABERES.
  E   PARA ALÉM, ... CRIAR    POSSIBILIDADES   PARA  POTENCIALIZAR  O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO,

UM SONHO: UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E IGUALITÁRIA

 Dialogamos com algumas linhas, que sustentam nosso fazer, com relação aos processo de  desenvolvimento infantil. Nova  seta foi  inserida  ao nosso processo de busca  diálogo e reflexão:  a  neurociência /neuro educação, vem com alicerce científico.  Auxilia  o educador na prática pedagógica quanto a compreensão e entendimento  do cérebro humano.

Utilizamos o encontro para dialogar e refletir sobre CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA.

  • O que é?
  • Como se desenvolve?
  • Qual sua importância?
  • Qual a relação com a leitura e a escrita?
Parceria com a Gerência de Educação: 


OFICINA : Prática Pedagógica para estimular e promover novos saberes.

Refletimos sobre os recursos do  cotidiano da Educação Infantil:  brincadeiras, conversas, contação de história, rimas, parlendas,  cantigas, jogos... que  auxiliam e fortalecem  o processo de desenvolvimento das habilidades: oral e  auditiva,( sonoridade/ sensibilidade fonológica)  essenciais  ao Processo de  aquisição da  leitura e da escrita.


 Trabalho com     estímulos sensoriais, motor, emocional, com  propósito de  desenvolver as habilidades de psicomotricidade, sensoriais e cognitiva dos alunos.

Resultado de imagem para edi bianca rocha tavares.blogspot

Fortalecer o profissional de Educação quanto a  prática e conscientizá-lo sobre  a intencionalidade  da atividade, é um caminho  para o sucesso Pedagógico.

Resultado de imagem para edi bianca rocha tavares.blogspot

 Nosso objetivo:   Promover experiências que potencializam o processo de desenvolvimento infantil.
                               
                                           Momento de Formação Continuada.

  •  Prática/o exercício de  algumas "brincadeiras" auxilia  na  qualidade  da ação.
  • Exercitar e refletir sobre  a brincadeira, empodera o professor/ educador na sua ação.
  • Algumas brincadeiras tais como," senhor caçador",  tem a intencionalidade de explorar  o poder da escuta, do comando e da atenção direcionada ao som. Essenciais ao processo de aquisição da leitura e da escrita.


 Formação continuada,  porta de entrada   para alcançar  Educação de Qualidade.
                       
Resultado de imagem para edi bianca rocha tavares.blogspot
  Educação Infantil,tempo de aprender brincando. Tempo de falar, de perguntar e obter respostas para suas perguntas. Tempo de viver a infância. Tempo de Explorar esse MUNDÃO.

Ensina-se a brincar, brincando.
  •   Grupo de educadores  vivenciando   várias brincadeiras e brinquedos utilizados no espaço do EDI..
                                              
                          
                                                            A IMPORTÂNCIA DO ÓBVIO

   A fala é   consequência da  ESCUTA . 

 Diálogo e reflexão sobre a importância da roda de  conversas, da oralidade e  da pronuncia correta para o sucesso do processo de desenvolvimento  humano /fala.
                                                
  Escuta =   Base para  a construção da oralidade/ fala . 

  A ação de  Escutar é uma atividade que necessita  de exercício( a hora do conto, da novidade, da rodinha, ...), esse momento também  é,  um exercício para a ATENÇÃO.

Leitura Musical com propósito de perceber outras formas de registro, significado e ação.


Formação continuada, se apropriando das intencionalidades nas ações.
Cantigas e brincadeiras, exercícios que auxiliam na construção da Sensibilidade/ Consciência Fonológica.


O prazer lúdico da rimas através de jogo de som e de palavras encantam e despertam a sensibilidade, e em alguns momentos impulsionam os " pequenos gigantes" a criar novas palavras e sentidos. 
     
      " Tia Amanda  manda , tia Amanda manda, Tia Amanda, manda em quem ?  Uma aluna do MII acompanhada de sua avó no horário da saída, brincando com as palavras,   e  nos coloca na roda .
                     A brincadeira continuou no dia seguinte. " Tia Amanda ama, Tia Amanda ama,  Tia Amanda ama quem?    Quantas noções numa "brincadeira!!! " 


                         A interação, mediação e oferta  de qualidade pedagógica, resulta em desenvolvimento favorável e prazer em buscar, sempre!

  
 Quantas possibilidades,encantamentos e realizações nosso fazer nos permite.
Participar da Formação do Desenvolvimento Humano com foco no processo, é estar atento aos detalhes que são ímpares para quem está na Roda.

Material publicado em 2014,

Nenhum comentário:

Postar um comentário