" Lutar pela igualdade sempre que a diferença nos discriminar,
lutar pela diferença sempre a igualdade nos descaracterizar."
Boaventura de Souza Santos
NOSSO PAPEL: ESTUDAR, PESQUISAR, DIALOGAR, OPORTUNIZAR SABERES.
E PARA ALÉM, ... CRIAR POSSIBILIDADES PARA POTENCIALIZAR O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO,
UM SONHO: UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E IGUALITÁRIA
Dialogamos com algumas linhas, que sustentam nosso fazer, com relação aos processo de desenvolvimento infantil. Nova seta foi inserida ao nosso processo de busca diálogo e reflexão: a neurociência /neuro educação, vem com alicerce científico. Auxilia o educador na prática pedagógica quanto a compreensão e entendimento do cérebro humano.
Utilizamos o encontro para dialogar e refletir sobre CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA.
- O que é?
- Como se desenvolve?
- Qual sua importância?
- Qual a relação com a leitura e a escrita?
Parceria com a Gerência de Educação:
OFICINA : Prática Pedagógica para estimular e promover novos saberes.
Trabalho com estímulos sensoriais, motor, emocional, com propósito de desenvolver as habilidades de psicomotricidade, sensoriais e cognitiva dos alunos.
Fortalecer o profissional de Educação quanto a prática e conscientizá-lo sobre a intencionalidade da atividade, é um caminho para o sucesso Pedagógico.
Momento de Formação Continuada.
- Prática/o exercício de algumas "brincadeiras" auxilia na qualidade da ação.
- Exercitar e refletir sobre a brincadeira, empodera o professor/ educador na sua ação.
- Algumas brincadeiras tais como," senhor caçador", tem a intencionalidade de explorar o poder da escuta, do comando e da atenção direcionada ao som. Essenciais ao processo de aquisição da leitura e da escrita.
Formação continuada, porta de entrada para alcançar Educação de Qualidade.
Educação Infantil,tempo de aprender brincando. Tempo de falar, de perguntar e obter respostas para suas perguntas. Tempo de viver a infância. Tempo de Explorar esse MUNDÃO.
Ensina-se a brincar, brincando.
- Grupo de educadores vivenciando várias brincadeiras e brinquedos utilizados no espaço do EDI..
A IMPORTÂNCIA DO ÓBVIO
A fala é consequência da ESCUTA .
Escuta = Base para a construção da oralidade/ fala .
A ação de Escutar é uma atividade que necessita de exercício( a hora do conto, da novidade, da rodinha, ...), esse momento também é, um exercício para a ATENÇÃO.
Leitura Musical com propósito de perceber outras formas de registro, significado e ação.
Formação continuada, se apropriando das intencionalidades nas ações.
Cantigas e brincadeiras, exercícios que auxiliam na construção da Sensibilidade/ Consciência Fonológica.
O prazer lúdico da rimas através de jogo de som e de palavras encantam e despertam a sensibilidade, e em alguns momentos impulsionam os " pequenos gigantes" a criar novas palavras e sentidos.
" Tia Amanda manda , tia Amanda manda, Tia Amanda, manda em quem ? Uma aluna do MII acompanhada de sua avó no horário da saída, brincando com as palavras, e nos coloca na roda .
A brincadeira continuou no dia seguinte. " Tia Amanda ama, Tia Amanda ama, Tia Amanda ama quem? Quantas noções numa "brincadeira!!! "
A interação, mediação e oferta de qualidade pedagógica, resulta em desenvolvimento favorável e prazer em buscar, sempre!
Quantas possibilidades,encantamentos e realizações nosso fazer nos permite.
Participar da Formação do Desenvolvimento Humano com foco no processo, é estar atento aos detalhes que são ímpares para quem está na Roda.
Material publicado em 2014,
Material publicado em 2014,
Nenhum comentário:
Postar um comentário