segunda-feira, 15 de julho de 2013

FORMAÇÃO CONTINUADA / CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA


" Lutar pela igualdade sempre que a diferença nos discriminar,
 lutar pela diferença sempre a igualdade nos descaracterizar."
Boaventura de Souza santos

O NOSSO PAPEL: LUTAR..., ESTUDAR...,BUSCAR...,  E...  ENCONTRAR CONDIÇÕES E   POSSIBILIDADES PARA  POTENCIALIZAR  O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO,

UM SONHO: UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E IGUALITÁRIA

O Espaço de Desenvolvimento Infantil Bianca Rocha Tavares,   o EDI,  como é conhecido é, um  novo espaço educacional dentro da Comunidade de Cosmos, no entanto,  os profissionais de/da Educação que TRABALHAM na " ESCOLA" acreditam no antigo  dito: "só o conhecimento, muda a realidade das pessoas". Para tanto,  o tempo direcionado ao  horário complementar / centro de estudos, são utilizados para buscar, as "setas do/no caminho",  dialogar, sugerir e refletir sobre   a  prática pedagógica.
Nós educadores da 1ª infância, temos muitos por quês, com relação ao processo de desenvolvimento da criança. Dialogamos com algumas linhas, que sustentam nosso fazer, com relação aos processo de  desenvolvimento infantil, recentemente, nova  seta foi  inserida  ao nosso processo de busca  diálogo e reflexão, a  neurociência/ neuro educação que  vem com alicerce científico, sobre o cérebro. Essa ciência oferece  ao educador possibilidades de potencializar sua prática pedagógicas. Ela oferta :  o   entendimento,  a compreensão e o embasamento  científico do processo de Desenvolvimento Humano.


Os horários de Centro de Estudos/ H. complementar, é uma da ferramenta essencial, que auxilia na composição do perfil do profissional que atua na Educação Infantil. Ele  agrega através  do estudo, do diálogo e da reflexão; valores e intencionalidades indispensáveis  às ações realizadas com os " pequenos gigantes".


Recentemente, utilizamos o encontro para dialogar e refletir sobre CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA.
  • O que é?
  • Como se desenvolve?
  • Qual sua importância?
  • Qual a relação com a leitura e a escrita?
Dialogamos e refletimos sobre alguma atividades cotidianas como: as brincadeiras, conversas, contação de história, rimas eventuais, parlendas,  cantigas, jogos... que fortalecem  o processo de desenvolvimento  auditivo, sonoridade/ sensibilidade fonológica, que   futuramente serão  essenciais  ao Processo de  aquisição da  leitura e da escrita / alfabetização.



Em tempo, o trabalho desenvolvido  com os pequenos está baseado nos    estímulos sensoriais, motor, emocional, social,..., com  propósito de estimular e desenvolver as habilidades dos "gigantes". 

Fortalecer o profissional de Educação quanto a  prática e conscientizá-lo sobre intencionalidade  da atividade, é um caminho para o sucesso Pedagógico.

 Nosso objetivo:   Promover experiências que potencializam o processo de desenvolvimento infantil.
                                 
                                          Nesse momento de Formação,
Praticamos algumas "brincadeiras",  o exercício " garante " a  qualidade na/ da ação.
Exercitamos  a brincadeira  " senhor caçador", que tem a intencionalidade de explorar nas crianças o poder da escuta, do comando e da atenção direcionada ao som.



 Ratificamos a importância da  Formação continuada   para alcançar   a almejada  Educação de Qualidade.
                         
  Nesse encontro sugerimos outras "brincadeiras" a serem desenvolvidas com os nossos "pequenos gigantes" com o propósito de estimular  a  sensibilidade auditiva / base para a construção da consciência fonológica.
  • Brincar de escutar o som:
• pingos de chuva
• dos carros
• do  relógio
• das vozes da escola
• do vento nas folhas das árvores

• do vento nas bandeirinhas da escola,
• de seu interesse.


  •  O grupo de educadores exemplificaram as várias brincadeiras e brinquedos utilizados no espaço escolar  para desenvolver  a sensibilidade  auditiva, e, colocaram que não mensuravam sobre a importância desse mecanismo para o processo da consciência fonológica.

                                              
                          
                                    Exercitamos outra brincadeira:   "Descubra o voz do amigo"
  • Escolha uma criança e tire da roda,
  • A seguir diga-lhe um nome ,
  • Retorne com o aluno para roda de olhos vendados,
  • O mesmo retorna à roda  para  identificar entre sussurros, o nome que lhe foi dito anteriormente.
Essa brincadeira  estimula   a sensibilidade para  distinguir a  diferença entre os  semelhantes.

A IMPORTÂNCIA DO ÓBVIO
   A fala é   consequência da  ESCUTA .  
 Dialogamos sobre a importância das conversas/ da oralidade e  da pronuncia para o processo de desenvolvimento  humano /fala.
                                                A  escuta é a base para  a construção da oralidade/ fala . 

  A ação de  Escutar é uma atividade que necessita  de exercício( a hora do conto, da novidade, da rodinha, ...), esse momento também  é,  um exercício para a ATENÇÃO.

Dentro dessa concepção de estimular e sensibilizar para uma consciência auditiva e fonológica várias atividades pedagógicas são desenvolvidas nas turmas  do Espaço de Desenvolvimento Infantil Bianca Rocha Tavares. 

Leitura Musical com propósito de perceber outras formas de registro, significado e ação.

Cantigas e brincadeiras, exercícios que auxiliam na construção da Sensibilidade/ Consciência Fonológica.

 CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: Um processo gradual  e contínuo.  É um vasto conjunto de habilidades que  permite refletir sobre as partes sonoras da língua materna, possibilita  a compreensão  do uso das palavras  para a comunicação, e ainda, assumir diante delas uma atitude, um comportamento, uma postura...  .

  

O prazer lúdico da rimas através de jogo de som e de palavras encantam e despertam a sensibilidade, e em alguns momentos impulsionam os " pequenos gigantes" a criar novas palavras e sentidos. 
     
      " Tia Amanda  manda , tia Amanda manda, Tia Amanda, manda em quem ?  Uma aluna do MII acompanhada de sua avó no horário da saída, brincando com as palavras,   e  nos coloca na roda .
                     A brincadeira continuou no dia seguinte. " Tia Amanda ama, Tia Amanda ama,  Tia Amanda ama quem?    Quantas noções numa brincadeira!!!  


                         A interação, mediação e oferta  de qualidade se efetiva em ação.


  
 Quantas possibilidades,encantamentos e realizações nosso fazer nos permite.
Participar da Formação do Desenvolvimento Humano com foco no processo, é estar atento aos detalhes que são ímpares para quem está na Roda.


Um comentário:

  1. Nossa prática pedagógica se ancora principalmente no estudo, preocupação maior da equipe, pois acreditamos que através dele aprimoramos cada vez a nossa prática em sala de aula oportunizando aos nossos pequenos gigantes um aprendizado para a VIDA.
    Parabéns a equipe pela busca e empenho.
    Mônica





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