quarta-feira, 3 de julho de 2013

EI 51 - Identidade e autonomia: Desafiando nossas sementes do amanhã


“A fonte original da identidade está no círculo de pessoas com que a criança interage no início de sua vida. Em geral a família é a primeira matriz de socialização...
O ingresso na instituição de educação infantil pode alargar o universo inicial das crianças, em vista das possibilidades de conviverem com outras crianças e com adultos de origens e hábitos culturais diversos, de adquirir conhecimentos sobre realidades distantes.”
(Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil – Formação Pessoal e Social)



Após o período de adaptação, iniciamos o trabalho de percepção quanto a própria imagem, para que os mesmos se identifiquem como seres únicos, com corpo, hábitos e preferências próprias.
É fundamental e desejável que nossas crianças ganhem independência progressiva tanto para realizar ações cotidianas, como brincar e se expressar com as mais diferentes formas de linguagem.
Para alcançarmos tais objetivos, gradativamente propomos algumas atividades.
Utilizando a canção Boneca de lata de Bia Bedran, para apropriação da imagem corporal, interação, desenvolvimento da linguagem, entre outros.

“Minha boneca de lata bateu a cabeça no chão...
levou quase uma hora pra fazer a arrumação
Desamassa aqui, pra ficar boa...”




Uso do espelho para familiarizar-se com a imagem do corpo, construindo assim sua identidade.



 Percepção quanto as partes do corpo “Essa é a sua mão...”

 Momentos de interação e exploração do ambiente...

 

Juan Carlos em seus primeiros passinhos


Coordenação motora e ludicidade.

   

"O trabalho educativo pode, assim, criar condições para as crianças conhecerem, descobrirem e ressignificarem novos sentimentos, valores, ideias, costumes e papeis sociais."

(Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil – Formação Pessoal e Social)

Equipe EI 51

Um comentário:

  1. "Existem momentos na vida que não tem preço!!"
    Ver "os pequenos gigantes" iniciar sua caminhada,
    Trabalhar com educadores na turma do berçário EI 51,com intencionalidade pedagógica, social, cultural,...Não tem preço!!!
    Parabéns à Equipe do EI 51.

    ResponderExcluir