sábado, 13 de julho de 2013

EI-41 Conversando e interagindo com ritmos e sons


A sensibilização fonológica é de suma importância para a  educação infantil pois possui relação com muitas habilidades de linguagem como a aquisição vocabular, a compreensão da linguagem , o processamento sintático entre outras. 





Nosso trabalho teve como inspiração o grupo Barbatuques um grupo brasileiro de percussão corporal. O grupo citado faz música a partir do batuque do próprio corpo, então fizemos adaptações para a faixa etária na qual trabalhamos. 



Utilizamos o copo como um instrumento de percussão através dele experimentamos a diversidade sonora e trabalhamos músicas do nosso dia a dia cantadas de outras maneiras.  

Após a atividade desenvolvida partimos para outro ritmo e outro instrumento .


Apresentamos então o pandeiro.

Através desta atividades além de trabalhar a sensibilização fonológica e rítmica trabalhamos boas atitudes e o respeito ao próximo pois todos tiveram a sua vez de manusear o instrumento. 




  "Precisamos ter a música na cabeça e cantar com o corpo"

(Luciano Pavarotti)

2 comentários:

  1. O trabalho com a sensibilização auditiva é um excelente suporte para o sucesso do processo da leitura e escrita / alfabetização.É prazeroso visualizar a prática em sala de aula com intencionalidade e compromisso com o nosso aluno . Parabéns à Equipe.

    ResponderExcluir
  2. Ritmo, som, dança, música, desperta o gosto pela arte, desenvolve a percepção auditiva de forma prazerosa.
    É através da arte que apuramos a sensibilidade e o respeito ao ritmo de cada um.
    Parabéns a Equipe pelo belo trabalho!
    Mônica

    ResponderExcluir