terça-feira, 23 de abril de 2013

" Conhecendo nossas famílias" EI-41



  A família e a escola formam uma equipe e é fundamental que ambas sigam os mesmos princípios. Quanto melhor a parceria entre as instituições mais positivos e significativos serão os resultados. E é por esse motivo que nossa turma vem convocando a participação dos nossos responsáveis.             

Nossa primeira reunião de pais 

  Na nossa primeira reunião realizamos uma dinâmica "Caixa surpresa" levamos duas caixas a primeira tinha uma pegadinha  e uma das mães teve que realizar o que estava dentro da caixa. Então ela dançou...

                   A mãe da aluna Shterfany dançou uma música escolhida pelos pais.
   Logo após a brincadeira da primeira caixa, passamos a segunda nenhum dos responsáveis quiseram segurar a caixa. 

A caixa caiu nas mãos de uma responsável e tinha uma caixa de bombom.

   A dinâmica possibilitou um  melhor entendimento sobre nossa parceria escola e família. Pois a mesma parceria só será possível através de uma soma de esforços, cada um assumindo seus distintos papéis e missão de superar os grandes desafios do nosso dia-a-dia.  Após o dia da reunião contamos com a presença mais ativa dos responsáveis em nossa rotina. 
                     
      Começamos então a trabalhar os diferentes estilos de moradia:

 Iniciamos com a história dos " Três Porquinhos" 
                      
Utilizamos uma forma diferenciada de contar a história, usamos um tapete estimulando a criatividade e a percepção oral das crianças. 

  Após trabalhar a história confeccionamos um jogo para que as crianças montassem sua própria casa e estimulassem também a percepção espacial. 


    Exploramos os diferentes estilos de moradia e questionamos as crianças sobre o dia-a- dia delas em suas casas. Quantos cômodos a casa deles possuem?  Tem quintal? O eles gostam de comer quando estão em casa? E assim fomos fazendo uma comparação com cada criança e suas vivências. 


Na minha casa tem......


    Aproveitamos nosso projeto e convocamos alguns pais valorizando ainda mais a parceria escola/ família. 
                  A mãe do aluno Miguel nos contou a história " As famílias do mundinho"


   No mesmo dia a mãe do aluno Enry também participou do nosso projeto. Junto com as crianças ela fez biscoitos. 



   Os biscoitos criavam forma de acordo com o que as crianças falavam.

                   Ao resgatar as famílias para o ambiente escolar compreendemos a diversidade humana e cultural que está presente em  nas nossas vidas. E a partir do momento em que estas famílias se mostram dispostas a colaborar com o nosso projeto nos motivamos a construir crianças autônomas e solidárias no contexto social e cultural no qual elas estão inseridas. 


" Paz e harmonia . A verdadeira riqueza de uma família" 

( Benjamin Frankilin) 

3 comentários:

  1. Um dos nossos compromisso: Fortalecer os laços entre as instituições, Escola e Família. É satisfatório vivenciar as ações estratégicas,desenvolvidas pelos profissionais do EI 41,na busca desse fortalecimento.
    Escola e Família,duas realidades, um mesmo objetivo, o desenvolvimento do aluno.
    Parabéns à todos os profissionais envolvidos.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS A EQUIPE PELO MARAVILHOSO TRABALHO,PODEMOS OBSERVAR EM CADA SORRISO DAS NOSSAS CRIANÇAS O PRAZER DE ESTAR EM NOSSO ESPAÇO ESCOLAR, QUE PARA ELES NADA MAIS É DO QUE UMA BRINCADEIRA DE CRIANÇA E SEM QUE ELES PERCEBAM ESTÃO EM DESENVOLVIMENTO O TEMPO TODO,POIS CONSEGUIMOS COM MUITO CARINHO PASSAR PARA TODOS O QUE É REALMENTE ESTUDAR DE VERDADE.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns equipe do EI 41 pelo trabalho de qualidade, pois acredito de fato que este é o caminho para um mundo melhor, valorizar o que o outro tem de melhor.E nos do espaço de desenvolvimento infantil EDI BIANCA ROCHA TAVARES queremos fazer diferença na vida das nossas crianças e de suas familias e não abrimos mão de um trabalho de qualidade como este do EI 41.

    ResponderExcluir