As crianças pensam o mundo de um jeito especial e próprio. A partir das relações interpessoais o mundo infantil vai sendo construído, reinventado, conhecido, e vivido de maneira intensa.
Neste sub projeto, valorizamos a família, os amigos e o "me conhecer" neste mundo "tão grande" e diverso. Essas ações possibilitam a formação de uma identidade autêntica. Com oportunidade de modificar e construir a sua história e a do outro.
Conhecendo a mim mesmo e ao amigo.
Descobrir que somos meninos ou meninas, através de atividades de recorte e colagem de partes do corpo.
TRABALHO DE BUSCA/ PESQUISA
TRABALHO DE PESQUISA E RECORTE
MANUSEIO E EXPLORAÇÃO DE MATERIAL IMPRESSO
O material publicado diz respeito as atividades desenvolvidas a partir dos sentidos e os sentimentos através da música:
" MEUS OLHINHOS SÃO PARA VER, MEU NARIZ PARA CHEIRAR MINHA BOCA PARA COMER E OS OUVIDOS PARA ESCUTAR, COMPLETANDO OS SENTIDO, TENHO AS MÃOS PARA PEGAR E OS BRAÇOS BEM COMPRIDOS PARA O AMIGO EU ABRAÇAR..."
Roda de Conversas sobre os sentimentos no mundo com a atividade " Dado dos Sentimentos", onde os alunos puderam expôr seus desejos, medos, sonhos...
No decorrer do projeto realizamos a contação da história " PORQUE VOCÊ É VOCÊ", oportunizando várias atividades de releitura.
Atividades de recortes com papéis coloridos.
Trabalhos de artes: com colagem e pintura.
Utilizamos materiais diversos: penas e giz de cera, tudo dentro do livro tema.
Utilizamos materiais diversos: penas e giz de cera, tudo dentro do livro tema.
Desenho de seu auto retrato valorizando sua própria imagem.
"EU SOU ASSIM..."
Iniciamos as atividades referentes a família com a história do livro AS FAMÍLIAS DO MUNDINHO.Enriquecemos nossa ações com fantoches, incluindo as famílias de pano. Aproveitamos a oportunidade para conversar sobre os diferentes tipos de famílias.
Árvore Genealógica com recortes de revistas
" É FUNDAMENTAL ENFATIZAR QUE O HOMEM, SER DE RELAÇÃO E NÃO SÓ DE CONTATOS, NÃO ESTÁ NO MUNDO, MAS COM O MUNDO"
Paulo Freire
Paulo Freire
Nosso projeto está em andamento, voltaremos com muitas novidades e atividades legais, afinal, estamos nos conhecendo no nosso mundo melhor, o EDI BIANCA ROCHA TAVARES. Até breve.
Equipe do Maternal II - EI 31
Olá, olha o EI 31 de volta!!!!!
Continuamos a nos conhecer nesse mundo imenso e lindo, trabalhando também nossas moradias, dentro do tema do livro "As famílias do Mundinho", com atividades de colagens coletivas, inserindo junto os conceitos matemáticos de formas e cores.
Buscando estimular o imaginário infantil trabalhamos o Dia do Brincar dentro do projeto com a presença dos responsáveis em sala na confecção de um brinquedo de sucata.
"A ATIVIDADE LÚDICA TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL NA ESTRUTURAÇÃO DO PSIQUISMO DA CRIANÇA. É NO ATO DE BRINCAR QUE A CRIANÇA UTILIZA ELEMENTOS DA FANTASIA E DA REALIDADE, ESTRUTURANDO E CONSTRUINDO SEU MUNDO EXTERIOR E INTERIOR."
Brincando nós do EI 31 vamos chegar longe neste mundo melhor...!!!!
Equipe do Maternal II - EI 31
Olá, olha o EI 31 de volta!!!!!
Continuamos a nos conhecer nesse mundo imenso e lindo, trabalhando também nossas moradias, dentro do tema do livro "As famílias do Mundinho", com atividades de colagens coletivas, inserindo junto os conceitos matemáticos de formas e cores.
Buscando estimular o imaginário infantil trabalhamos o Dia do Brincar dentro do projeto com a presença dos responsáveis em sala na confecção de um brinquedo de sucata.
Trabalhamos ainda o tema Moradias com a contação de histórias dos 3 Porquinhos, fazendo a montagem das casas dos porquinhos com materiais alternativos.
Encerramos o nosso projeto com atividades coletivas para estimular o lúdico, a brincadeira coletiva, o amor, a interação, para visualizarmos finalmente a construção de um mundo melhor, mesmos nos pequenos momentos de diversão e alegria.
Brincando nós do EI 31 vamos chegar longe neste mundo melhor...!!!!
Boa Noite!
ResponderExcluirPor favor, onde encontro esse livro Porque voce é voce... se possível me envia por email regilaine.beatriz@hotmail.com obrigada!
Regilaine Iwamoto