domingo, 14 de abril de 2013

PROJETO IDENTIDADE/DIVERSIDADE - MATERNAL II EI 31

As crianças pensam o mundo de um jeito especial e próprio. A partir das relações interpessoais o  mundo infantil  vai sendo  construído, reinventado, conhecido, e vivido de maneira intensa.
Neste sub projeto, valorizamos a família, os amigos e o "me conhecer" neste mundo "tão grande" e diverso. Essas ações possibilitam a formação de uma identidade autêntica. Com  oportunidade de modificar e construir a sua história e a do outro.

Conhecendo a mim mesmo e ao amigo.




Descobrir que somos meninos ou meninas, através de atividades de recorte e colagem de partes do corpo.


TRABALHO DE BUSCA/ PESQUISA

TRABALHO DE PESQUISA E RECORTE
MANUSEIO E EXPLORAÇÃO DE MATERIAL IMPRESSO

O material publicado  diz respeito as atividades desenvolvidas a partir  dos sentidos e os sentimentos através da música:
" MEUS OLHINHOS SÃO PARA VER, MEU NARIZ PARA CHEIRAR MINHA BOCA PARA COMER E OS OUVIDOS PARA ESCUTAR, COMPLETANDO OS SENTIDO, TENHO AS MÃOS PARA PEGAR E OS BRAÇOS BEM COMPRIDOS PARA O AMIGO EU ABRAÇAR..."








Roda de Conversas sobre os sentimentos no mundo com a atividade " Dado dos Sentimentos", onde os alunos puderam expôr seus desejos, medos, sonhos...



  No decorrer do projeto realizamos a contação da história " PORQUE VOCÊ É VOCÊ",  oportunizando várias atividades de  releitura.






Atividades de recortes com papéis coloridos.







Trabalhos de artes: com  colagem e pintura.
Utilizamos  materiais diversos: penas e giz de cera, tudo dentro do livro tema.











Desenho de seu auto retrato valorizando sua própria imagem.
"EU SOU ASSIM..."





Iniciamos as atividades referentes a família com a história  do livro AS FAMÍLIAS DO MUNDINHO.Enriquecemos nossa ações com fantoches,  incluindo as famílias de pano. Aproveitamos a oportunidade para conversar sobre os diferentes tipos de famílias.







Árvore Genealógica com recortes de revistas


 
" É FUNDAMENTAL  ENFATIZAR  QUE O HOMEM, SER DE RELAÇÃO E NÃO SÓ DE CONTATOS, NÃO ESTÁ NO MUNDO, MAS COM O MUNDO"
  Paulo  Freire


Nosso projeto  está em andamento, voltaremos com muitas novidades e atividades legais, afinal, estamos nos conhecendo no nosso mundo melhor, o EDI BIANCA ROCHA TAVARES. Até breve.
Equipe do Maternal II - EI 31

Olá, olha o EI 31 de volta!!!!!

Continuamos a nos conhecer nesse mundo imenso e lindo, trabalhando também nossas moradias, dentro do tema do livro "As famílias do Mundinho", com atividades de colagens coletivas, inserindo junto os conceitos matemáticos de formas e cores.










Buscando estimular o imaginário infantil trabalhamos o Dia do Brincar dentro do projeto com a presença dos responsáveis em sala na confecção de um brinquedo de sucata.







Trabalhamos ainda o tema Moradias com a contação de histórias dos 3 Porquinhos, fazendo a montagem das casas dos porquinhos com materiais alternativos.
 
 







Encerramos o nosso projeto com atividades coletivas para estimular o lúdico, a brincadeira coletiva, o amor, a interação,  para visualizarmos finalmente a construção de um mundo melhor, mesmos nos pequenos momentos de diversão e alegria.

 





 
"A ATIVIDADE LÚDICA TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL NA ESTRUTURAÇÃO DO PSIQUISMO DA CRIANÇA. É NO ATO DE BRINCAR QUE A CRIANÇA UTILIZA ELEMENTOS DA FANTASIA E DA REALIDADE, ESTRUTURANDO E CONSTRUINDO SEU MUNDO EXTERIOR E INTERIOR."
Brincando nós do EI 31 vamos chegar longe neste mundo melhor...!!!!

Um comentário:

  1. Boa Noite!
    Por favor, onde encontro esse livro Porque voce é voce... se possível me envia por email regilaine.beatriz@hotmail.com obrigada!
    Regilaine Iwamoto

    ResponderExcluir