PROJETO: FAMÍLIA NA ESCOLA
Justificativa : Participação e envolvimento da família no Ambiente Escolar, para melhor compreensão e acompanhamento do aluno em todo seu processo de desenvolvimento.
Ciente do desafio que acompanha a Escola deste os tempo primórdios, buscaremos desenvolver no cotidiano escolar ações que fortaleçam tal parceria. Afim de que Escola e Família possam cumprir integralmente suas funções.
Objetivo Geral: Compreensão dos familiares de que o processo de formação humana, resulta de ação conjunta. Optamos caminhar pelas trilhas dos saberes compartilhados( escola e família), incluindo como parceiros e colaboradores imprescindível no crescimento do aluno.
Objetivo Específico:
- Promover a interação efetiva dos responsáveis nas ações pedagógicas promovidas no EDI,
- Esclarecer o conceito de Espaço de Desenvolvimento Infantil,
- Iluminar sobre a responsabilidade e alcance do EDI/ escola na formação do cidadão,
- Ressaltar a EDUCAÇÃO como trabalho conjunto entre Família a escola,
- Compreender a diversidade humana, no âmbito da composição familiar,
- Auxiliar a família para que perceba que o seu relacionamento com a escola é fundamental no processo de desenvolvimento do aluno,
- Exercitar a cidadania junto a Comunidade Escolar: Ser participativo, consciente, autônomo, solidário e responsável pela sua história,
- Promover ações de forma integrada, de forma à possibilitar a presença da família na Escola.
- Sensibilizar os responsáveis e familiares para esta difícil tarefa, o ato de Educar,
- Validar e fortalecer os pilares que fundamentam a humanidade: Família e Escola,
- Potencializar os vínculos entre família/escola , quanto melhor for a parceria entre as instituições, mais positivo e significativo serão os resultados.
- Oportunizar aos responsáveis clareza sobre as atividades e ações desenvolvidas e promovidas no EDI.
O Subprojeto "Família na Escola" é desenvolvido por todas as modalidades do EDI: Berçário, Maternal I e II. Iniciou em abril e percorrerá o ano letivo de 2012.
Nas turmas, o espaço dedicado a participação familiar, ocorre de acordo com a demanda das atividades desenvolvidas pelo grupamento, e abrange as diversas áreas do conhecimento: Linguagem Oral e escrita, artes, matemática, Natureza e Sociedade, Música ou movimento.
Temos ciência sobre a influência que os pais/família exercem sobre seus filhos (mais até do que eles próprios imaginam exercer sobre os seus). O melhor ensinamento é o Exemplo.
EDUCAR é responsabilidade. "A educação começa no berço", já dizia minha vó; na verdade, educação começa ainda no Útero Materno. Este tema remete ao belo trabalho que o EI 40 está desenvolvendo junto aos seus " gigantes questionadores".
Obs: A metodologia de Projetos nos remete a um um modelo descritivo da teoria filosófica de Gilles Deleuze e Féliz Guattari, descrita como rizoma na qual múltiplas conexões são estabelecidas a qualquer momento. Qualquer "elemento" pode afetar ou incidir em qualquer outro.No entanto, todas as conexões, incidem sobre um mesmo centro, ou seja, o Tema Central. Para tal metodologia é essencial por parte do educador está em dia com a ARTE de PLANEJAR.
Nas turmas, o espaço dedicado a participação familiar, ocorre de acordo com a demanda das atividades desenvolvidas pelo grupamento, e abrange as diversas áreas do conhecimento: Linguagem Oral e escrita, artes, matemática, Natureza e Sociedade, Música ou movimento.
Temos ciência sobre a influência que os pais/família exercem sobre seus filhos (mais até do que eles próprios imaginam exercer sobre os seus). O melhor ensinamento é o Exemplo.
EDUCAR é responsabilidade. "A educação começa no berço", já dizia minha vó; na verdade, educação começa ainda no Útero Materno. Este tema remete ao belo trabalho que o EI 40 está desenvolvendo junto aos seus " gigantes questionadores".
Obs: A metodologia de Projetos nos remete a um um modelo descritivo da teoria filosófica de Gilles Deleuze e Féliz Guattari, descrita como rizoma na qual múltiplas conexões são estabelecidas a qualquer momento. Qualquer "elemento" pode afetar ou incidir em qualquer outro.No entanto, todas as conexões, incidem sobre um mesmo centro, ou seja, o Tema Central. Para tal metodologia é essencial por parte do educador está em dia com a ARTE de PLANEJAR.
TRILHANDO PELO CAMINHO DA MEDIAÇÃO CULTURAL
Quando vivemos as atividades Pedagógica de forma integral: intelectual e artística; ação e sentimento são uma coisa só.
São Ações para Além do Espaço Escolar.
" Andar. ..Trilhar. ..Percorrer. ...Deslocar-se. Mover-se. Inquietar-se. Parar! Olhar!
Observar. Fruir. Contemplar. Achar estranho. Encantar-se. Surpreender-se!
Conversar. Perguntar. Perguntar-se. Responder. Interagir. Conectar-se. Escutar.
Falar. Silenciar."Gisa e Mirian Celeste
Buscamos, através de diferentes pontos, caminhos, descaminhos, teorias e práticas, instrumentos que fortaleçam as ações que envolvam o universo da mediação, para que os educadores sintam-se privilegiados ao verificar e usufruir dessas mudanças em nossa comunidade escolar e, se reconheçam como AGENTE TRANSFORMADOR DESSE HUMANO.
Freud afirmava: " Sem um ideal que caucione a vida social, o homem se torna um ente que viaja na escuridão... Para tanto, propomos trabalhar as ações educacionais num contexto:
- Social,
- Pedagógico,
- Pessoal,
- Político.
Como afirma Demo: " o que a educação agrega sobretudo é o direcionamento ético/utópico que é o sentido das coisa". Adicionamos à essas idéias : Atribuição de valores, o desenvolvimento da consciência, o senso crítico, a reflexão, autoestima... com propósito de:
- Co participação e Co responsabilidade no/do processo de desenvolvimento,
- Trabalhar com os responsáveis,
- Deslocar o sujeito, transformação significativa e positiva,
- Estimular abertura de novos caminhos,
- Fortalecer e estreitar vínculos com os responsáveis dos alunos da Comunidade Escolar.
- Agente ativo no/do processo
- Amamentação,
- Desfraldamento,
- Mostra de trabalho,
- Chá com as famílias,
- Aula Passeio,
- Projeto Horta,
- Oficina : confecção de brinquedos com materiais reciclados
- Top Fashion Bazar,
- Encontro com os responsáveis,
- Subprojeto: Família na Escola ( contação e leitura de história, passeio a comunidade, história famíliar, receita saudável, plantio,...)
- Árvore Genealógica...
MOSTRA DE TRABALHOS
ENCONTRO COM OS RESPONSÁVEIS
AS AÇÕES COLETIVAS, DESENVOLVIDAS, NO EDI BIANCA ROCHA TAVARES, BUSCAM FORTALECER OS EDUCADORES NA BUSCA DE CAMINHOS QUE AMPLIEM E PROVOQUEM A QUALIFICAÇÃO DO TRABALHO DO MEDIADOR.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA NECESSIDADE DE INTERAÇÃO ENTRE O GRUPO PARA TROCAREM EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS, FOI ASSUNTO EM PAUTA NA JORNADA PEDAGÓGICA, A DINAMIZADORA ZELIANA, ABORDOU O ASSUNTO DIZENDO QUE: "A APRENDIZAGEM É CULTURAL, PASSADA DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO E NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO COM O OUTRO E SE EU GUARDAR O CONHECIMENTO, ELE SE ATROFIA E NÃO SERVE PRA NADA, TENHO QUE TRANSMITIR ESSE CONHECIMENTO." EMBASAMENTO TEÓRICO, QUE VEIO PARA ENRIQUECER O NOSSO TRABALHO QUE ESTÁ SE APRESENTANDO COM QUALIDADE,EM BUSCA DA EXCELÊNCIA.PARABÉNS A TODAS(O),ABRAÇOS.
ResponderExcluirCRIS KELER