domingo, 1 de julho de 2012

FAMÍLIA NA ESCOLA, PRODUÇÃO DE SENTIDOS...

     PROJETO: FAMÍLIA NA ESCOLA


Justificativa : Participação e envolvimento da família no Ambiente Escolar, para melhor compreensão e acompanhamento do aluno em todo seu processo de desenvolvimento.
Ciente do desafio que acompanha a Escola deste os tempo primórdios, buscaremos desenvolver no cotidiano escolar  ações que fortaleçam  tal parceria. Afim de que Escola e Família possam cumprir integralmente suas funções.

Objetivo Geral: Compreensão dos familiares de que o processo de formação humana,  resulta de ação conjunta. Optamos caminhar pelas trilhas dos saberes compartilhados( escola e família),  incluindo como  parceiros e colaboradores imprescindível no crescimento do aluno.

Objetivo Específico:

  •  Promover a interação efetiva dos responsáveis nas ações pedagógicas promovidas no EDI, 
  •  Esclarecer o conceito de Espaço de Desenvolvimento Infantil,
  •  Iluminar sobre a responsabilidade e alcance do EDI/ escola  na  formação do cidadão,
  •  Ressaltar a EDUCAÇÃO como trabalho conjunto entre Família a escola,
  • Compreender a diversidade humana, no âmbito da composição familiar,
  • Auxiliar a família para que perceba que o seu relacionamento com a escola é fundamental no processo de desenvolvimento do aluno,
  • Exercitar a cidadania junto a Comunidade Escolar: Ser participativo, consciente, autônomo, solidário e responsável pela sua história,
  • Promover ações de forma integrada, de forma à possibilitar a presença da família na Escola.
  • Sensibilizar os responsáveis  e familiares para esta difícil tarefa,  o ato de Educar,
  • Validar e fortalecer os pilares que fundamentam a humanidade: Família e Escola,
  • Potencializar  os vínculos entre família/escola , quanto melhor for a parceria entre as instituições, mais positivo e significativo serão os resultados.
  • Oportunizar aos responsáveis  clareza sobre as atividades e ações desenvolvidas e promovidas no EDI. 
 O Subprojeto "Família na Escola" é desenvolvido por todas as modalidades do EDI: Berçário, Maternal I e II. Iniciou em abril e percorrerá o ano letivo de 2012.
Nas turmas, o espaço dedicado a participação familiar, ocorre de acordo com a demanda das atividades desenvolvidas pelo grupamento, e abrange as diversas áreas do conhecimento: Linguagem Oral e escrita, artes, matemática, Natureza e Sociedade, Música ou movimento.
 Temos ciência  sobre a influência que os pais/família exercem sobre seus filhos (mais até do que eles próprios imaginam exercer  sobre os seus). O melhor ensinamento é o Exemplo.
 EDUCAR é responsabilidade. "A educação começa no berço",  já dizia minha vó; na verdade, educação começa ainda no Útero Materno. Este tema remete ao belo trabalho que o EI 40 está desenvolvendo junto aos seus " gigantes questionadores".



Obs: A metodologia de Projetos nos remete a um  um modelo descritivo da teoria filosófica de  Gilles Deleuze e Féliz Guattari, descrita como rizoma na qual múltiplas conexões são estabelecidas a qualquer momento. Qualquer  "elemento" pode afetar ou incidir em qualquer outro.No entanto, todas as conexões, incidem sobre um mesmo centro, ou seja, o Tema Central. Para tal metodologia  é essencial por parte do educador  está em dia com a ARTE   de   PLANEJAR.
                                                                
                                                                                   
                                                                                 

                                TRILHANDO  PELO  CAMINHO  DA MEDIAÇÃO CULTURAL

Quando vivemos  as  atividades Pedagógica de forma integral:  intelectual e artística; ação e sentimento são uma coisa só.
 São Ações  para Além do Espaço Escolar.
                                  
 " Andar. ..Trilhar. ..Percorrer. ...Deslocar-se. Mover-se. Inquietar-se. Parar! Olhar!
                        Observar. Fruir. Contemplar. Achar estranho. Encantar-se. Surpreender-se!

                       Conversar. Perguntar. Perguntar-se. Responder. Interagir. Conectar-se. Escutar.
                        Falar. Silenciar."
                                                                 Gisa e Mirian Celeste



                     
           Buscamos, através de diferentes pontos, caminhos, descaminhos, teorias e práticas, instrumentos que fortaleçam   as  ações que envolvam o universo da mediação, para que os educadores  sintam-se privilegiados ao verificar e usufruir dessas mudanças em nossa comunidade escolar e, se reconheçam como AGENTE TRANSFORMADOR DESSE HUMANO.
                     
Freud afirmava: " Sem um ideal que caucione a vida social, o homem se torna um ente que viaja na escuridão...  Para tanto, propomos trabalhar as ações educacionais num contexto:

  • Social,
  • Pedagógico,
  • Pessoal,
  • Político.
                       


 


    Como afirma Demo: " o que a educação agrega  sobretudo é o direcionamento ético/utópico que é o sentido das coisa". Adicionamos à essas idéias :  Atribuição de valores, o desenvolvimento da consciência, o senso crítico,  a reflexão, autoestima... com propósito de:

  • Co participação e Co responsabilidade  no/do processo de desenvolvimento,
  • Trabalhar com os responsáveis,
  • Deslocar  o sujeito, transformação significativa e positiva,
  •  Estimular abertura de novos  caminhos, 
  •  Fortalecer e estreitar vínculos com os responsáveis dos alunos da Comunidade Escolar.  
  • Agente ativo no/do processo 






  ALGUMAS AÇÕES POTENCIALIZAM OS IDEAIS  DO EDI BIANCA ROCHA TAVARES COM RELAÇÃO A FAMÍLIA NA ESCOLA:

  • Amamentação,
  • Desfraldamento,
  • Mostra de trabalho,
  • Chá com as famílias,
  • Aula Passeio,
  • Projeto Horta,
  • Oficina : confecção  de brinquedos  com materiais reciclados
  • Top Fashion Bazar, 
  • Encontro com os responsáveis,
  • Subprojeto: Família na Escola ( contação  e leitura de história, passeio a comunidade, história  famíliar, receita saudável, plantio,...) 
  • Árvore Genealógica...
                 



MOSTRA DE TRABALHOS

                                               ENCONTRO COM OS RESPONSÁVEIS




AS AÇÕES COLETIVAS,  DESENVOLVIDAS, NO  EDI BIANCA ROCHA TAVARES,  BUSCAM FORTALECER OS EDUCADORES  NA BUSCA DE CAMINHOS QUE AMPLIEM  E PROVOQUEM  A QUALIFICAÇÃO DO TRABALHO  DO  MEDIADOR.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A NECESSIDADE DE INTERAÇÃO ENTRE O GRUPO PARA TROCAREM EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS, FOI ASSUNTO EM PAUTA NA JORNADA PEDAGÓGICA, A DINAMIZADORA ZELIANA, ABORDOU O ASSUNTO DIZENDO QUE: "A APRENDIZAGEM É CULTURAL, PASSADA DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO E NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO COM O OUTRO E SE EU GUARDAR O CONHECIMENTO, ELE SE ATROFIA E NÃO SERVE PRA NADA, TENHO QUE TRANSMITIR ESSE CONHECIMENTO." EMBASAMENTO TEÓRICO, QUE VEIO PARA ENRIQUECER O NOSSO TRABALHO QUE ESTÁ SE APRESENTANDO COM QUALIDADE,EM BUSCA DA EXCELÊNCIA.PARABÉNS A TODAS(O),ABRAÇOS.
    CRIS KELER

    ResponderExcluir