quarta-feira, 25 de julho de 2012

3ª JORNADA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL.

PARA ALÉM DOS REGISTRO...
O grupo de profissionais  constituído  de diferentes dimensões, reunidos com propósito de estudo, crescimento profissional e consequentemente, pessoal, debruçou-se sobre a luz de diversos estudiosos, direcionados pela SME e outros que completavam e contemplavam o nosso cotidiano;  para refletir, dialogar, questionar,corrigir, ouvir, desencadear ações e reações , para tanto pesquisamos  a resenha de Zoia Ribeiro Preste, com "Quando não é quase a mesma coisa", iniciamos a Jornada com a história contada de Bia Bedran, Tatê Calanquê Catacan ... 



Continuamos a dinâmica utilizando os vocábulos da história: Anjos e Demônios.Quem são e onde estão dentro da Instituição?

Chegamos a conclusão como na História de Bia Bedran,  que ambos fazem parte da mesma constituição.
Para reforçar o trabalho nos debruçamos sobre  a luz de  Fela  Moscovici, in,    Desenvovimento Interpessoal."
"Aprender a aprender significa a aprendizagem "que fica" para a vida, independentemente, do conteúdo.É um processo de buscar e conseguir informações e recursos para solucionar seus problemas, com e através da experiência de outras pessoas conjugadas à sua própria."

A partir de então, iniciamos com textos disponíveis pela SME/GEI  interligados e complementares. Que nos reportaram à um  outro tempo e espaço, à nossa própria infância. Os momentos de estudos foram exercícios com  mudanças de significados no campo pessoal e profissional.
Nesse movimento de tempos, passado e presente retratando a infãncia, nos alimentávamos com o trabalho de Moscovici, reforçando  sobre a importância da qualidade  das interações que desencadeiam  nas instituições.

CRIANÇA E CONSUMO UTILIZAMOS PARA ILUSTRAR O DEBATE O VÍDEO "ILHA DAS FLORES"
AÇÃO X REAÇÃO  =  CAUSA X CONSEQUÊNCIA

"QUANDO  NÃO É QUASE A MESMA COISA." Com esta citação trabalhamos a importância de estimular e  possibilitar as trocas sócio-culturais no processo de criação dos nossos "gigantes". Ser criativos.
O referente documento nos alertou sobre a importância da vivência daquele que passa  o sentido e o significado das " verdades".

DRAMATIZAÇÃO DA HISTÓRIA: A GALINHA E A LINHA
Autora: Denise Rochael
Texto: Málus/ Editora:  Vigília



A história retrata o valor da criação, do sonho e das possibilidades que 
interferem na qualidade de Vida do Sujeito.

 A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM .

A INFÂNCIA  ESTÁ EM CADA UM  NÓS.


ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO



PARA DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DOS REGISTROS , UTILIZAMOS O FILME "NARRADORES  DE  JAVÉ." QUE ILUSTRA MUITO BEM  A FRAGILIDADE DE UM POVO ANALFABETO, QUE POSSUI UMA RIQUEZA ORAL, MAS, SEM REGISTRO, NENHUM PATRIMÔNIO PÚBLICO. 
UM MOMENTO PARA REVER NOSSOS FAZERES!!!, NOSSOS  REGISTROS!!



"O HOMEM SÁBIO É O QUE SABE QUE HÁ COISAS QUE NUNCA VAI SABER. COISAS MAIORES  QUE O PENSAMENTO."
                                                                            Mia Couto


11 comentários:

  1. PARABENIZO Á EQUIPE PELO EMPENHO E DEDICAÇÃO NESTA SEMANA DE CAPACITAÇÃO ONDE COMPARTILHAMOS SABERES E PRINCIPALMENTE A ARTICULADORA QUE EM TÃO POUCO TEMPO CONSEGUIU IR ALÉM DAS EXPECTATIVAS.
    MÔNICA

    ResponderExcluir
  2. Muito proveitosa. Pude analizar profundamente todas as matérias. Fiz alguns registros e tirei muitas lições para o meu dia-a-dia, tanto aqui no EDI como fora do espaço. Achei também que essa parte de humanização com o nosso trabalho vai servir para ser aplicado , tanto com os alunos como com os pais e colégas. Não devemos esperar que todos mudem. Temos que começar por nós mesmos.
    Cristina - EI50

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Está semana foi muito rica em conhecimentos; Para que possamos fazer uma reflexão do nosso viver pessoal, famíliar e profissional.Aprender a lidar com as adversidades e as difernças,é assim que crescemos, nos fortalecemos e criamos dentro de nós autoconfiança.A vida ela é uma busca constante de conhecimentos profissional e pessoal para que ocorra o equilíbrio do sucesso.
    Marcia Brasil - EI 51

    ResponderExcluir
  5. Foi de um grande apredizado profissional e pessoal. Aprendi a lidar com as diferenças mesmo que elas me incomodem. Não deixar os demôniosda vida atrapalhar o meu trabalho.
    Parabéns para todos e para a gestão.
    Ana Paula - EI 51

    ResponderExcluir
  6. Momento de reflexão E CONNHECIMENTO,POIS NA VIVÊNCIA do Dia Dia teremos situaçÕes que teremos que relembrar tudo que nos foi passadio.
    Na realidade as coisas se complicam e de fato temos que saber conduzir a situação baseado em tudo que foi dito, tanto na faculdade como em nossa Instituição.

    Elisangela EI 51

    ResponderExcluir
  7. foi uma semana muito proveitosa, pois foi uma otima oportunidade de nos como equipe interagirmos, ver o comprometimento de cada um para se desenvolver um bom trabalho não só com as crianças mas tambem com a comunidade assistida me faz ter muito orgulho de fazer parte dessa equipe. o material que nos foi passado tambem foi muito rico pois alem de nos formar tambem nos faz refletir e nos sentir responsavel para um mundo melhor, poliana.

    ResponderExcluir
  8. Foi uma semana de grande aprendizado, onde pudemos não só adquirir novos conhecimentos, mas também compartilhar novas experiências.

    ResponderExcluir
  9. Foram momentos preciosos onde entendemos que, o conhecimento, o saber e a formação continuada se faz necessária para melhorar a nossa prática pedagógica.Um fazer construído no "aprender a aprender" crescer com competência.
    Obrigado, por esses momentos que serão ímpar em minha vida. Marilda - EI 41

    ResponderExcluir
  10. No período de estudo, horário complementar,percebi a Importância dos registros das atividades desenvolvidas em sala de aula. Atualmente,percebo que o blog é uma ferramenta de Registro.
    Percebo que preciso exercitar!
    Elisângela EI 51

    ResponderExcluir
  11. Estimuladora, reflexiva e cheia de riquezas. Fez-me voltar mentalmente ao passado para melhor realizar o presente, visando contribuir para a formação de um mundo melhor. Além de conhecimentos adquiridos, estabelecemos metas e objetivos, focando um trabalho de qualidade.
    Refletimos no desenvolvimento de nossas habilidades como educadoras, com a finalidade de não cairmos na "rotina" que nos priva de dar possibilidades a outros e a nós mesmos.
    Jeniffer

    ResponderExcluir