terça-feira, 24 de julho de 2012

A alimentação começa assim: " De umbigo a umbiguinho" (Toquinho) . E assim, o E.I. 40 vivenciou.


"Muito antes de nascer
Na barriga da mamãe já pulsava sem querer
O meu pequenino coração,
Que é sempre o primeiro a ser formado
Nesta linda confusão.
Muito antes de nascer
Na barriga da mamãe já comia pra viver
Cheese salada, bala ou bacalhau.
Vinha tudo pronto e mastigado
No cordão umbilical.
Tanto carinho, quanta atenção.
Colo quentinho, ah! Que tempo bom!
De umbigo a umbiguinho um elo sem fim
Num cordãozinho da mamãe pra mim..." (Toquinho)
E assim, começamos a vivenciar a alimentação.















Observamos que os bebês devem nascer e que há o momento certo para isso.
"Antes mesmo de ter um nome
E abrir os meus olhinhos
Ou alguém ver o meu rostinho
Eu estava num lugar especial,
Que Deus fez para mim
Cercado de amor, de calor.
Minhas mãos eram tão pequeninas,
Meus pezinhos, inseguros ainda
Mas no peito meu coraçãozinho
Já mostrava que o milagre do nascer,
Do viver, do existir, outra vez aconteceu..." (Milagre da vida - Cristina Mel)
E assim, nasceu o Zezé, um personagem que retrata a realidade de nossas crianças, suas vivencias que é o que realmente nos importa, a história de cada um deles ficou intrínseco no personagem.
Após o nascimento, percebemos que o Zezé como todo bebê deseja mamar.
"Mamãe eu quero, mamãe eu quero,
Mamãe eu quero mamar!
Dá a chupeta! Dá a chupeta! Ai! Dá a chupeta
Dá a chupeta pro bebê não chorar!
Dorme filhinho do meu coração!
Pega a mamadeira e entra no meu cordão.
Eu tenho uma irmã que se chama Ana:
De piscar o olho já ficou sem a pestana..." (Mamãe eu quero - Marchinha de carnaval)
Nos divertimos fazendo chocalhos e dançando ao som da marchinha.





























Só que como todos nós, o Zezé está crescendo, e pudemos observar que conforme ele cresce sua alimentação muda ficando cada vez mais diversificada. 







"O que que tem na sopa do neném?
O que que tem na sopa do neném?
Será que tem espinafre?
Será que tem tomate?
Será que tem feijão?
Será que tem agrião?
É um, é dois, é três..." (Sopa - Palavra cantada)


















Bananinha amassadinha feita pelas crianças.

Só que como todos nós, os dentinhos do nosso amiguinho Zezé cresceram e ficaram fortes.
Aproveitamos estes momentos para ampliar e diversificar os conceitos sobre alimentação saudável.







"Vou ficar forte assim ô tia" (Davi)




E assim, com a ajuda do Zezé, das educadoras e com nossas próprios saberes adquiridos através de nossas    
interações, percebemos que é muito importante nos alimentarmos bem e de forma correta.


"Todo projeto é um processo criativo para os alunos e professores, o qual permite ricas relações entre ensino e aprendizagem e, sobretudo uma concepção de aprendizagens globalizadoras, que certamente não passa por superposição de atividades" (Maria Carmem Silveira Barbosa - Projetos Pedagógicos na E.I). 









Um comentário:

  1. Ver o efetivo trabalho com qualidade e significado para uma faixa etária seleta é gratificante!!
    Os "pequenos gigantes" do EI 40 tiveram a oportunidade de vivenciar e compreender noções sobre alimentação saudável.
    O grupo de profissionais do EDI(09.18.801) está em constante busca para proporcionar um trabalho de qualidade à Todos os envolvidos no processo educacional:Alunos, responsáveis e educadores.
    Parabéns à Equipe da EI 40.

    ResponderExcluir