A família e a escola formam uma equipe e é fundamental que ambas sigam os mesmos princípios. Quanto melhor a parceria entre as instituições mais positivos e significativos serão os resultados. E é por esse motivo que nossa turma vem convocando a participação dos nossos responsáveis.
Logo após a brincadeira da primeira caixa, passamos a segunda nenhum dos responsáveis quiseram segurar a caixa.
A caixa caiu nas mãos de uma responsável e tinha uma caixa de bombom.
A dinâmica possibilitou um melhor entendimento sobre nossa parceria escola e família. Pois a mesma parceria só será possível através de uma soma de esforços, cada um assumindo seus distintos papéis e missão de superar os grandes desafios do nosso dia-a-dia. Após o dia da reunião contamos com a presença mais ativa dos responsáveis em nossa rotina.
Começamos então a trabalhar os diferentes estilos de moradia:
Iniciamos com a história dos " Três Porquinhos"
Utilizamos uma forma diferenciada de contar a história, usamos um tapete estimulando a criatividade e a percepção oral das crianças.
Após trabalhar a história confeccionamos um jogo para que as crianças montassem sua própria casa e estimulassem também a percepção espacial.
Exploramos os diferentes estilos de moradia e questionamos as crianças sobre o dia-a- dia delas em suas casas. Quantos cômodos a casa deles possuem? Tem quintal? O eles gostam de comer quando estão em casa? E assim fomos fazendo uma comparação com cada criança e suas vivências.
Na minha casa tem......
Aproveitamos nosso projeto e convocamos alguns pais valorizando ainda mais a parceria escola/ família.
A mãe do aluno Miguel nos contou a história " As famílias do mundinho"
No mesmo dia a mãe do aluno Enry também participou do nosso projeto. Junto com as crianças ela fez biscoitos.
Os biscoitos criavam forma de acordo com o que as crianças falavam.
Ao resgatar as famílias para o ambiente escolar compreendemos a diversidade humana e cultural que está presente em nas nossas vidas. E a partir do momento em que estas famílias se mostram dispostas a colaborar com o nosso projeto nos motivamos a construir crianças autônomas e solidárias no contexto social e cultural no qual elas estão inseridas.