terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Trabalhando o letramento na mais tenra idade - EI 30


Durante este ano trabalhamos o nosso projeto e os sub-projetos de maneira ampla e interdisciplinar com vários objetivos alcançados ao mesmo tempo, sendo que em linguagem oral e escrita um dos objetivos era inserir nossos alunos no mundo letrado, levá-los a familiarizar-se aos signos linguísticos - letras e números.
Conseguimos desta forma fazer com que associem as letras do seu nome a todas as outras do alfabeto e as letras dos nomes dos colegas.


Trabalhamos com rótulos diversos:


Fizemos o jogo da escuta:

 Com o jogo da escuta conseguimos levar nossos alunos a associarem letra e som, dividirem as palavras em pedaços (sílabas).

Conseguimos através do jogo da escuta também associar palavras a outros contextos:


Através do telhadinho do nome treinamos a escrita do nome.














As atividades englobando o  mundo letrado foram diversas:











O nosso trabalho esse ano com esses alunos foi muito rico e proveitoso, por isso podemos comprovar que a escola de Educação Infantil é uma grande escola para pequenos alunos.

2 comentários:

  1. COM CERTEZA FOI UM TRABALHO RIQUÍSSIMO COM NOSSAS CRIANÇAS, ELES VÃO LEVAR EM SEUS CAMINHOS LEMBRANÇAS DE CADA MOMENTO VIVIDOS EM NOSSO EDI,PORQUE TUDO QUE FAZEMOS É PRA ENRIQUECER NOSSOS ALUNOS,NOS ENRIQUECER E APRENDER COM ELES, E JUNTOS TERMOS O PRAZER DE VER O QUE NÓS SONHAMOS LÁ NO COMECINHO DEU CERTO E DE MANEIRA LÚDICA E PRAZEROSA.

    ResponderExcluir
  2. A equipe pedagógica e administrativa sente orgulho do trabalho realizado com a turma. Um trabalho de pesquisa que visa atender as necessidades e estimular o processo de desenvolvimento do grupo.
    Parabéns à todos profissionais do EI 30

    ResponderExcluir