sábado, 1 de dezembro de 2012

AVALIAÇÃO: TEMPO DE COMUNHÃO, CRESCIMENTO E INTERVENÇÃO


Reavaliando as ações/ 30 de novembro de 2012.
Iniciamos o trabalho com uma roda de conversa sobre o ato  de  A V A L I A R. Dialogamos, refletimos e nos  debruçamos sobre as seis ações  básicas referentes   a  AVALIAÇÃO.


  • Para que vamos avaliar ? ( finalidade),
  • O que avaliar? ( objetos, aspectos ),
  • Quem avalia? (  sujeitos ),
  • Como avaliar  ( procedimentos),
  • Quando avaliar? ( periodicidade ),
  • Para quem será destinada a avaliação ? ( a instituição, aos pais, à equipe, ao aluno... ).
 Essas questões trouxeram à tona ideais, idéias, preconceitos, hábitos, costumes, crenças. .. .A subjetividade em alta, aquela que "mapeia" as ações do sujeito. Que necessita de constante visita e intervenções.
 Revisitamos o material "Sapateado",  utilizado no início do ano letivo. "Quem tem a oportunidade de rever, sempre enxerga novas possibilidades..."

 




A roda moveu-se entre os assuntos: ética, disciplina, sincronia, compromisso,  democracia de direito, cultura,  capital cultural, trabalho de equipe, formação continuada, conhecimento, escola... . Para ilustrar esse tema utilizamos o vídeo "O Berço da Desigualdade", com texto de Chico Buarque e Música de Milton Nascimento.



A Roda girou em torno do papel da ESCOLA hoje, e, para tanto utilizamos  como referencial alguns estudiosos que nos acompanham tais como Libâneo, Nilda Alves, Marisa Varrober, Mário Flávio, M. Arroyo, Paulo Freira, Mágda Soares,Jussara Hoffmam,....A ESCOLA  TEM FUTURO? Conversa empolgante e reflexiva! Nessas brechas refletimos sobre o Processo de Aprendizagem e o Ato de Ensinagem,/ Metodologia de Trabalho/ Políticas Públicas/ Vontade de Fazer Acontecer/A necessidade de algumas descontruções/ O Poder/ As interlocuções de rede presente no espaço escolar... .
 O Profissional de Educação necessita de "alimento" constante para estar conectado e atender a imensa demanda que emanam do Universo Escolar. Não basta discutir o que está dentro da Escola, é necessário buscar o que está fora dela.





 "No tocante aos problemas, o que vemos é o seu efeito; é preciso buscar sua causa.  Causa essa, geralmente, oculta; daí a importância de exercitar a criatividade. O profissional de/da educação deve ser um eterno pesquisador." A FORMAÇÃO CONTINUADA DEVE SER UMA FORMA DE AÇÃO, UMA POSTURA PROFISSIONAL.
Encerramos o encontro com o filme " Quem Mexeu no Meu Queijo ?"com o propósito de ilustrar a necessidade constante de mudança no ato de Educar.
No trajeto do encontro ocorreram registro sobre pontos relevantes e fragilidades a respeito:

  • Do  PPA,  
  • Das turmas,
  • Da Instituição,...

O grupo de profissionais de/da educação do EDI 09.18.801 BIANCA ROCHA TAVARES tirou o máximo  proveito desse tempo/espaço para AVALIAÇÃO.
 TEMPO DE AVALIAR PARA INTERVIR, PARA PLANEJAR, PARA  REPLANEJAR, PARA COMUNGAR,  PARA  O CRESCIMENTO E APRENDIZAGEM DE TODO OS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE ENSINAGEM E APRENDIZAGEM.

15 comentários:

  1. Gostei muito desta matéria. Considero importante estes momentos de reflexão em grupo. Estarei compartilhando este momento no Rioeduca.
    Grande abraço, Márcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos à 9ªCRE a atenção dada ao nosso trabalho.
      Acompanhamento e gentileza elementos essenciais ao processo de Educar. Ambos permeiam o seu fazer, Márcia!
      Rita Ribes, diz " Gentileza, um valor muito cultuado no meio rural e que, pensava eu, deveria ser condição fundamental para o progresso de uma sociedade." Um gostoso abraço.

      Excluir
  2. ESSE MOMENTO É MUITO IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO DE TODA EQUIPE E PRINCIPALMENTE ESTAR COLOCANDO NOVAS IDÉIAS PARA O PRÓXIMO ANO QUE ESTÁ SE APROXIMANDO E COM CERTEZA FAREMOS AINDA MELHOR. PORQUE TODOS FAZENDO O MELHOR DE SI TEREMOS UM VERDADEIRO MUNDO MELHOR.

    ResponderExcluir
  3. posso dizer que sempre tiro proveito de todos os nossos encontros, mais esse realmente para mim foi o mais proveitoso de todos, pois tivemos a oportunidade de refletir o nosso fazer e descobrir que esse fazer é muito importante para o futuro de nossas crianças e familiares que acreditam na educação e aquelas que não tem esperança podemos motiva-las a ter, pois esse é o nosso trabalho e dever, quero estar sempre disposta a mudar o que for necessário para fazer um trabalho com mais qualidade, EDI BIANCA que 2013 nos aguarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Poli,
      Apreciamos suas palavras referente ao momento de Avaliação. Agradecemos sua cooperação, positivismo,compromisso,amizade e profissionalismo.
      Um gostoso Abç.

      Excluir
  4. Neste dia paramos para refletir sobre nossas práticas, tendo em vista que nossos dias são cheios, e super-atarefados, acabamos não pensando, não voltando, não RE-avaliando nossas atitudes diárias, e essa é uma prática que devemos tomar como hábito, para melhorarmos sempre. Nesse dia pensamos em muitas vertentes, tanto profissional como pessoal, foi muito rico para todos nós.

    ResponderExcluir
  5. Neste encontro pedagógico foram abordados três pontos culminantes: paradigmas e preconceitos existentes na sociedade e o ato de avaliar em si,este denotou sobre a realidade da qualificação profissional, elucidando o fato de que o docente bem preparado é o que sabe dominar as técnicas educacionais, diante de novos desafios tecnológicos do mundo de hoje. Para concluir um texto que considero muito importante citado no encontro " A educação deve desconstruir o velho para ressignificar o novo, desta maneira quebrando paradigmas e preconceitos".

    ResponderExcluir
  6. Percerbi que sincronia é a palavra que faltava no contexto do filme, mas, analizando os movimentos dos bailarinos pude entender que a sincronia está presente o
    tempo todo. Assim deve ser nosso cotidiano escolar.
    Devemos está sincronizados como uma unidade, para que a cada bimestre possamos desenvolver um trabalho de excelência e magnitude .

    05 de dezembro de 2012

    Elisangela Rodrigues Camargo

    ResponderExcluir
  7. Foi um dia bastante proveitoso pra nos auto avaliarmos e avaliarmos nosso trabalho e também vimos como é importante sempre ta em busca do novo, não podemos se preender na nossa rotina e sim está preparado pra viver o novo, em busca do queijo novo e momentos como esse que servem pra o nosso crescimento.

    ResponderExcluir
  8. Nosso encontro foi muito proveitoso para mim. O que me chamou a atenção foi o vídeo do sapateado...pq acho que tem tudo a ver com nosso trabalho...palavras como: aprendizado, confiança, criatividade, determinação e persistencia...enfim, foi um verdadeiro exemplo de "pure de batata" e é o que desejo para a equipe do EDI Bianca...Emília

    ResponderExcluir
  9. Quando me perguntam: "A Escola tem futuro?", eu aqui, em eterno processo de aprendizagem, retorno com outra indagação: "Existe futuro sem escola?". Ensinar é aprender.Cada gesto, cada palavra, cada olhar dos pequeninos colocados aos meus cuidados, me ensinam o que é o futuro, e vejo que ele está aqui, hoje, em cada atitude desta e de tantas outras equipes, voltadas para esta atividade fundamental para a socialização destas "pessoinhas".(a) Marlene Ramos das Dores

    ResponderExcluir
  10. Márcia Brasil- 10 de dezembro de 2012.

    O estudo é essencial, quando educamos, estamos aprendendo. Essa constante avaliação é de grande importância, principalmente para a nossa reflexão. É amadurecer, crescer, contribuir para um "Mundo Melhor", para que haja mudanças, esperanças, nos permitindo sonhar, imaginar e criar. Apesar dos medos, podemos vencer os obstáculos (sociais, culturais,...) para seguirmos adiante, criando circunstâncias para alcançarmos nossos objetivos e deixar florescer a criança que existe em cada um de nós.
    A vida só é melhor para quem acredita em mudanças, sempre é tempo de recomeçar. A escola e o educador, com amor, dedicação e aprendizado, podem formar cidadãos dignos, os capacitando a realizar grandes sonhos, contribuindo para acabar com o "Berço da Desigualdade" os levando ao "Mundo do Sapateado" que é a sincronização do ser humano.

    Márcia dos Santos Brasil

    ResponderExcluir
  11. ESSA SEMANA TEREMOS ENCONTRO EM NOSSO EDI PRA FAZER NÓS REFLETIRMOS SOBRE NOSSO TRABALHO E TUDO QUE FIZEMOS EM PRÓ DE NOSSAS CRIANÇAS E DE NÓS MESMOS,O QUE APRENDEMOS,O QUE ENSINAMOS, O QUE PODEMOS MELHORAR PRA CADA DIA FAZER O MELHOR,COMO FAZER UMA UNIDADE DE PESSOAS DIFERENTES PORÉM COM O MESMO OBJETIVO QUE É UM ENSINO DE QUALIDADE E EXCELÊNCIA. QUERO AGRADECER A CADA UM QUE FAZ PARTE DO EDI BIANCA ROCHA TAVARES,QUE 2013 SEJA AINDA MELHOR,E JÁ DIGO DE ANTE MÃO QUE SERÁ.SOU MUITO FELIZ POR FAZER PARTE DESSA EQUIPE.

    ResponderExcluir
  12. estamos na semana de educação infantil, no primeiro dia rebemos colegas de outra unidade escolar onde tivemos a oportunidade de mostrar nosso trabalho, no segundo dia nós fizemos a troca de informações nesse outro espaço, foi muito bom ver que estamos no caminho certo. Quero aproveitar para parabenizar a Gestão do EDI BIANCA ROCHA TAVARES Monica e Zeliana por acreditar em sua equipe se doando sempre, não nos deixando sóis, fazendo encontros marcados e espontâneos para nos encorajar nos unir nos qualificar e assim oferecermos uma educação de qualidade para nossas crianças que são a essência do nosso fazer e fazer bem, mas sem incentivo sem a formação continuada nada disso aconteceria mas só acontece porque temos uma gestão comprometida com o que acredita A EDUCAÇÂO, o meu muito obrigada e mais uma vez parabéns.

    ResponderExcluir
  13. Avaliar é importante pois paramos pra rever o que foi feito, o que deu certo, o que precisamos melhorar, pois estamos nos construindo a cada dia dia como ser humano, e isso é extremamente rico e diverso. Me senti como o participante do video que venceu o medo e foi a luta pela sua sobrevivencia. Isso me fez crescer muito assim como a sementinha que contamos na história do berçário, que foi iluminada pelo sol, regada pela chuva, cuidada com muito carinho ( sol, chuva, carinho é a nossa gestão. Ainda não sou uma árvore completa, mais já sou aquela plantinha que começa a sair da terra para apreciar esse mundo aqui fora. Espero chegar a ter flores e sombra para alcançar espaços cada vez maiores. Obrigada a nossa gestão por nos proporcionar momentos enriquecedores como este.

    ResponderExcluir