domingo, 9 de agosto de 2015

Reunião de Responsáveis: 3ª Roda de Conversa

 Ecologia do Cuidar, tema sobre o qual girou a roda de conversa, que ocorreu em nosso Espaço de Desenvolvimento Infantil Bianca Rocha Tavares. A ação ocorreu no último sábado, dia 08/08/2015,  contou com a participação de  educadoras,   pais e  responsáveis de alunos, além de, agentes de Saúde do PSF ( Jardim Anápolis).

Iniciamos como de costume com um " Café com bolo", no refeitório escolar. Utilizamos esse mecanismo como forma de "sejam bem vindos", nesse tempo/ espaço ocorre os vários "Bom dia", "Que bom que está aqui"e descontraidamente, iniciamos o nosso bate -papo. Agradecemos a participação da Comunidade Escolar nos eventos propostos e  realizados no mês de julho:
Família na Escola;
Aniversário do EDI;
Arraiá do Bianca.
 Ratificamos que o trabalho de qualidade almejado e efetivado pelos profissionais da Instituição só é possível   devido a parceria da Comunidade. Informamos que pelo 3º ano consecutivo, a SME reconhece o trabalho desenvolvido. Nosso propósito: Ofertar o Melhor. Conversamos em tempo, sobre o ato de OFERTAR :
OFERTO O QUE TENHO, 
A QUEM OFERTO, 
QUAL A NECESSIDADE DE QUEM OFERTO.
Nesse instante mudamos de ambiente para refletirmos sobre a  conversa. Cuidar X Educar X Ofertar.

Para enriquecer a reflexão foi realizada a leitura do livro Bruxa, Bruxa Venha a minha festa, Arden Druce, com propósito iluminar sobre a necessidade de "repetir" as ações essenciais ao desenvolvimento do humano. Repetir é fundamental.

No girar da roda as questões ficaram transparentes, a ponto de vários responsáveis generosamente, OFERTAR, sua vivência a partir da Entrada em nosso Espaço Escolar.

 Acolhimento, inclusão social, confiança na proposta educativa.
Mudança familiar a partir da rotina escolar. Família leitora, valorização do tempo.
O humano está em constante processo de desenvolvimento. O Cuidar é inerente a todo  processo.

As profissionais de saúde, PSF, enriqueceram a roda de conversa pontuando a responsabilidade dos responsáveis quanto a vacinação, onde a responsável  presente fez alusão a história infantil lida, "BRUXA, BRUXA", ou seja, a necessidade de se repetir para fortalecer a ação.


O encontro transcorreu de forma leve e satisfatória.  Recebemos um belo presente da Comunidade Escolar.

" A memória é a gaveta dos guardados. Nós somos o que somos, não o que virtualmente seríamos capazes de ser. Minha bagagem são os meus sonhos."

                                                       Iberê Camargo

Um comentário:

  1. A Reuniõa de sábado foi proveitosa e estimuladora com a participação
    especial de nossos responsáveis de nossas crianças,foi estimulador e ouvir os relatos e depoimentos emocionantes na roda de bate-papo,é
    gratificante saber que o nossos esforços naõ saõ em vaõ apesar das pedras no caminho ,temos que seguir em frente pois a caminhada é longa e estreita .

    ResponderExcluir