A família é o primeiro contexto social da criança e a
principal responsável pela sua educação.
Ao chegar ao espaço escolar às crianças tem a possibilidade de trocar
experiências abrindo espaço para brincadeiras, falas, ampliação de
conhecimentos, vivências, afetos e sentimentos que por muitas vezes são de
origem cultural e familiar.
|
Mônica mãe do aluno Kayke participando de uma oficina de roda de leitura, estimulando o gosto e o prazer pelos livros.
TODA CRIANÇA TEM DIREITO A MORADIA
Conhecer relações cotidianas também consiste em um novo
olhar para o mundo, assim, começamos pela janela da casa esse novo passo. Ao
trabalhar moradia tivemos como intencionalidade desenvolver situações para a
observação de mudanças e transformações
em relação ao tempo e ao espaço em que vivemos.
Ao iniciar nosso trabalho, conversamos sobre os estilos de
casas e os pontos de referências do bairro de Cosmos. Facilitando desta forma
uma interação entre as crianças e o meio.
Exploramos também o ambiente interno e externo identificando desta forma cômodos e móveis. Compreendendo a importância de se ter uma moradia.
A parceria família e escola tem como base o respeito e a
confiança. É através de conversas e ajuda por parte dos responsáveis que estimulamos e desenvolvemos as necessidades de nossas crianças. Nosso projeto criou possibilidades de encontros proveitosos e agradáveis com nossos responsáveis estimulando e valorizando a importância da participação da família na escola.
O projeto também propiciou uma reflexão por parte das
crianças quanto a sua estrutura familiar e o conhecimento de outras famílias.
Oficina de biscoitos com os responsáveis e oficina de maquiagem com as mães.
Com a parceria
entre escola e família promovemos o consumo de alimentos saudáveis e a
consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de forma atrativa.
Como já citamos, relacionar situações cotidianas vividas no âmbito familiar com nossas atividades pedagógicas é fundamental, pois propicia melhor compreensão da visão de mundo. Então montamos um
hortifruti. Através do trabalho realizado conversamos sobre os alimentos
preferidos das crianças e relacionamos noções matemáticas.
Oficina de salada de frutas
Identificamos frutas, legumes e verduras através do tato e do olfato.
Montamos uma horta suspensa com intuito de observar e acompanhar o crescimento dos alimentos que apreciamos no dia a dia, além de estimular e valorizar o meio ambiente que nos cerca.
Apreciação da alimentação saudável.
|
É gratificante perceber que a equipe sabe onde quer chegar com suas atividades. A intencionalidade( desenvolvimento das linguagens,percepção, raciocínio, criatividade, compreensão,formulação de hipóteses...), das ações pedagógica desenvolvida é nítida. Com certeza a qualidade deste fazer está centrado nas buscas constante de efetivar o Melhor aos pequenos gigantes. Parabéns Professora Pesquisadora, Continue Assim Sempre.
ResponderExcluirParabéns a toda equipe do EI 32, observando aqui o resumo das atividades realizadas na instituição, podemos perceber como foi e é produtivo o trabalho de vocês.
ResponderExcluir