sábado, 26 de julho de 2014

Luz, câmera e o Ei-32 em ação!

         A família é o primeiro contexto social da criança e a principal responsável pela sua educação.  Ao chegar ao espaço escolar às crianças tem a possibilidade de trocar experiências abrindo espaço para brincadeiras, falas, ampliação de conhecimentos, vivências, afetos e sentimentos que por muitas vezes são de origem cultural e familiar. 


Mônica mãe do aluno Kayke participando de uma oficina de roda de leitura, estimulando o gosto e o prazer pelos livros.

TODA CRIANÇA TEM DIREITO A MORADIA

Conhecer relações cotidianas também consiste em um novo olhar para o mundo,  assim, começamos pela janela da casa esse novo passo. Ao trabalhar moradia tivemos como intencionalidade desenvolver situações para a observação de mudanças e transformações  em relação ao tempo e ao espaço em que vivemos.










Ao iniciar nosso trabalho, conversamos sobre os estilos de casas e os pontos de referências do bairro de Cosmos. Facilitando desta forma uma interação entre as crianças e o meio.





Exploramos também o ambiente interno e externo identificando desta forma cômodos e móveis. Compreendendo a importância de se ter uma moradia. 







A parceria família e escola tem como base o respeito e a confiança. É através de conversas e ajuda por parte  dos responsáveis  que estimulamos e desenvolvemos as necessidades de nossas crianças.  Nosso projeto criou possibilidades de encontros proveitosos e agradáveis com nossos responsáveis estimulando e valorizando a importância da participação da família na escola.




    O projeto também propiciou uma reflexão por parte das crianças quanto a sua estrutura familiar e o conhecimento de outras famílias.

Oficina de biscoitos com os responsáveis e oficina de maquiagem com as mães. 


Com  a parceria entre escola e família promovemos o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de forma atrativa. 


Como já citamos, relacionar situações cotidianas vividas no âmbito familiar com nossas atividades pedagógicas é fundamental, pois propicia melhor compreensão da visão de mundo.  Então montamos um hortifruti.  Através do trabalho realizado conversamos sobre os alimentos preferidos das crianças e relacionamos noções matemáticas. 





Oficina de salada de frutas 



Identificamos  frutas, legumes e verduras através do tato e do olfato. 




Montamos  uma horta suspensa com intuito de observar e acompanhar  o crescimento dos alimentos que apreciamos no dia a dia, além de  estimular e valorizar o meio ambiente que nos cerca.




Apreciação da alimentação saudável.

2 comentários:

  1. É gratificante perceber que a equipe sabe onde quer chegar com suas atividades. A intencionalidade( desenvolvimento das linguagens,percepção, raciocínio, criatividade, compreensão,formulação de hipóteses...), das ações pedagógica desenvolvida é nítida. Com certeza a qualidade deste fazer está centrado nas buscas constante de efetivar o Melhor aos pequenos gigantes. Parabéns Professora Pesquisadora, Continue Assim Sempre.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a toda equipe do EI 32, observando aqui o resumo das atividades realizadas na instituição, podemos perceber como foi e é produtivo o trabalho de vocês.

    ResponderExcluir