terça-feira, 25 de março de 2014

O ESSENCIAL É SABER VER... ...ENTÃO ME AJUDE A OLHAR (Alberto Caieiro, Eduardo Galeano)

"Saber ver... exige um estudo profundo,..
Uma aprendizagem do desaprender."
( Alberto Caieiro)

  Educar?   Educação? Educar na ação! Em nosso dia a dia muitos são os dilemas a serem respondidos e equacionados.
Acreditamos que a qualidade de ensino depende da qualidade de quem está a frente desse movimento.  Motivo que nos leva a validar, o momento ímpar de reflexão( horário complementar) sobre o fazer pedagógico vivido em nosso espaço escolar.

 EDUCAÇÃO não é uma ciência é uma prática social. Fato que muito nos preocupa!!!


Buscamos uma formação continuada, em trabalho, que  possibilita uma  reflexão crítica e constante sobre o fazer pedagógico,  além de oportunizar:

 Meios para um pensamento autônomo;
A criação;
 Saídas  ou Possibilidades  para as situações desafiadoras.

Essa  ferramenta   tem como propósito à auto formação,  além de ser um facilitador  à  arte de  aprender a conviver . Para atuar na arte de educar/ humanizar é  necessário  mais que conhecimento teóricos... . É  necessário o... auto conhecimento. É preciso aprender a se conhecer.

  Nessa linha de trabalho contamos também com o auxílio da biblioteca do professor, com as conversas informais/relação interpessoal,  filmes, vídeos que auxiliam no processo de sensibilização dos sujeitos envolvidos na mediação do processo educativo dos "pequenos gigantes".
ACREDITAMOS ... AS SETAS CONTINUAM NO CAMINHO. BASTA TER SENSIBILIDADE PARA OLHAR E VER.
Eixos que respaldam nosso fazer.
Relação Interpessoal ;
Formação na Ação;
Buscas constantes das "Setas no/ do Caminho"

Acreditamos que aqueles que optam por  trilhar esse caminho precisam conversar uns com os outros para contar seus feitos, tirar suas dúvidas,  ou  para simplesmente estar junto.


Essa troca, essa ousadia é o que faz o caminhar ter sentido. É o que faz a vida não ser pequena.
AS   SETAS   ESTÃO    NO   CAMINHO.
 Cabe- nos avançar...buscar...  armazenar e ... quando necessário   adequar ao que estar por vir. 


  Educação  une conhecimentos    e  experiências  daqueles que são desejantes de uma totalidade  possível  das  suas ações. 


2 comentários:

  1. Educar para a ação não só do outro mais enquanto se compartilha conhecimento se aprende;Essa foi a deixa da nossa roda de conversa de hoje. educação é uma promoção do desenvolvimento humano, por afetar o comportamento e provocar mudanças na interação do sujeito.
    para que a educação atinja o outro é necessário ter a sensibilidade de perceber as fragilidades emocionais para dialogar com essa realidade que está embutida neste sujeito. (A.E.I CrisKeller)

    ResponderExcluir
  2. Ao longo destes três anos de convivência com a equipe do EDI Bianca Rocha Tavares, só acrescentou na minha vida profissional me tornando um ser mais preocupado com o futuro das nossas crianças que não tem a oportunidade de estar em um espaço como esse, para poder crescer com uma base estrutural que oferecemos para nossos pequenos gigantes e com isso quem acaba crescendo somos nós.Parabéns a toda EQUIPE amo muito tudo isso

    ResponderExcluir