segunda-feira, 10 de março de 2014

EI- 32 Acolhendo, interagindo e socializando através da diversidade cultural

O período de acolhimento também é um período de aprendizagem. É a época em que pais, crianças e educadores descobrem sobre o convívio com o próximo, explorando diferentes espaços e ritmos. 
Brincar é uma importante forma de comunicação, principalmente neste período de adaptação. 
A brincadeira facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade. Estabelecendo muitas vezes um vínculo social entre as crianças. 

Aproveitando o período de acolhimento e a importância do brincar, valorizamos também a construção da identidade. 

Jogo "Pescando o meu nome"


Nossa equipe também enfatizou o período de acolhimento em conjunto com a realidade em que nossas crianças vivem. Logo nos aproximamos do tema diversidade conversando sobre o carnaval e sua origem (ritmos, danças e vestimentas).

Confecção de chocalho
Confecção de máscaras 


Ao dialogar com as crianças percebemos que o tema abordado facilitou a relação entre elas e algumas apresentaram desenvoltura ao relatar situações do seu cotidiano.

Explorando Ritmos






Baile de Carnaval 
" Hoje a ilha vem brincar, amor!
Vem sorrindo cirandar eu vou
Dar meia volta, volta e meia no seu coração
Ser criança não é brinquedo não!"
 ( Samba União da Ilha 2014 sobre a importância do brincar) 

             

4 comentários:

  1. De fato " Ser Criança não é brinquedo não"...
    " Vem cá me dê a sua mão" Ela precisa de um outro, a princípio um adulto comprometido com o amor comportamental para que possa de fator exercer o seu importante papel de ser Criança. É gratificante ver profissionais comprometidos com o fazer/ com a intencionalidade pedagógica em tenra idade. Parabéns equipe!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a toda equipe pelo lindo trabalho com nossos pequenos gigantes e melhor disso tudo é ver a alegria no sorriso de cada um deles. Um grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Amanda! O trabalho com o MII tem a tendência a ser muito rico. E a sua turminha já começou muito bem. 2014 promete!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Equipe do EI 32 pelo trabalho feito com amor, respeitando a individualidade e realidade de cada criança que é unica.

    ResponderExcluir