domingo, 3 de novembro de 2013

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA..., um exercício que se inicia cedo.



Consciência fonológica é a associação do som entre significante e significado .Na Educação Infantil a consciência fonológica é assimilada de forma lúdica  e processual. 



Nesta fase do desenvolvimento a consciência fonológica  , passa a tomar forma a partir do momento em que a criança absorve as informações entre o significante e o significando de diversos sons e suas representatividades simbólicas. Dai a importância de desenvolver a oralidade infantil com histórias,faz de contas das literaturas infantis, instrumentos musicais, cantigas rotineiras contos e parlendas que valorizem as próprias produções linguísticas e culturais; os mais diversos sons e ritmos .












Ritmo, tempo e espaço musicais
 Para  estimular a consciência fonológica as ações pedagógicas  devem ser devidamente planejadas de  modo  a atender a especificidade de  cada grupamento tais como: ouvir os sons ambientais interno e externo, reproduzir sons do próprio corpo, fazer uso  de instrumentos musicais, ouvir sons com intensidades e ritmos diferentes,  trabalhar a percepção entre o barulho e silêncio.
 Brincadeiras psicomotoras com jogos rítmicos, também são ferramentas  que validam o processo fonológico da criança. Toda  proposta de trabalho desenvolvida  no espaço escolar  deve  ser constituída de ações que estimulem e desenvolvam o processo de desenvolvimento   humano.  

       Estímulo à percepção, atenção,... sensibilidade.



     
Sugestão de literatura infantil
 (Equipe do blog)


Nenhum comentário:

Postar um comentário