Consciência fonológica é a associação do som entre significante e significado .Na Educação Infantil a consciência fonológica é assimilada de forma lúdica e processual.
Nesta fase do desenvolvimento a consciência fonológica , passa a tomar forma a partir do momento em que a criança absorve as informações entre o significante e o significando de diversos sons e suas representatividades simbólicas. Dai a importância de desenvolver a oralidade infantil com histórias,faz de contas das literaturas infantis, instrumentos musicais, cantigas rotineiras contos e parlendas que valorizem as próprias produções linguísticas e culturais; os mais diversos sons e ritmos .
Brincadeiras psicomotoras com jogos rítmicos, também são ferramentas que validam o processo fonológico da criança. Toda proposta de trabalho desenvolvida no espaço escolar deve ser constituída de ações que estimulem e desenvolvam o processo de desenvolvimento humano.
Ritmo, tempo e espaço musicais
Para estimular a consciência fonológica as ações pedagógicas devem ser devidamente planejadas de modo a atender a especificidade de cada grupamento tais como: ouvir os sons ambientais interno e externo, reproduzir sons do próprio corpo, fazer uso de instrumentos musicais, ouvir sons com intensidades e ritmos diferentes, trabalhar a percepção entre o barulho e silêncio.Brincadeiras psicomotoras com jogos rítmicos, também são ferramentas que validam o processo fonológico da criança. Toda proposta de trabalho desenvolvida no espaço escolar deve ser constituída de ações que estimulem e desenvolvam o processo de desenvolvimento humano.
Estímulo à percepção, atenção,... sensibilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário