domingo, 28 de outubro de 2012

CENTRO DE ESTUDOS: ESPAÇO DE FORMAR A AÇÃO DO/ NO COTIDIANO ESCOLAR..

ESPAÇO DE FORMAR AS AÇÕES DO/NO COTIDIANO ESCOLAR. NINGUÉM É..., ESTAMOS  EM ....eterno ...PROCESSO.



     Destinamos esse Espaço/tempo,24/10/2012, para realizar o trabalho  destinado a fortalecer o Cotidiano Escolar no que tange ao subjetivo dos profissionais: preconceitos, valores, ideias, ideais, costumes, ...que tanto interfere nas interfaces da produção dos Saberes e Fazeres do Cotidiano.  

     Utilizamos esse tempo para "brincar", termo comum em nosso Espaço! E para isso utilizamos a dinâmica  como recurso de ação e reflexão.

1ª Dinâmica: "Máquina Registradora". Nesse momento a brincadeira era " Brincar de Escola", em dia de prova.
Exercício da " Máquina Registradora"
     A História:  Um negociante acaba de acender as luzes de uma loja de calçados, quando surge um homem pedindo dinheiro. O proprietário abre uma máquina registradora. O conteúdo da máquina registradora é retirado e o homem corre. Um membro da polícia é imediatamente avisado.
     Declarações acerca da história: Verdadeiro / Falso / Desconhecido 

1- Um homem apareceu assim que o proprietário acendeu as luzes de sua loja de calçados..... ( V/F ) ?
2- O ladrão foi um homem ....( V/F ) ?
3- O homem não pediu dinheiro..... ( V/F )?
4- O homem que abriu a máquina registradora era o proprietário......(V/F )?
5-O proprietário da loja de calçados retirou o conteúdo da máquina registradora e fugiu.....(V/F ) ?
6- Alguém abriu a máquina registradora.... ( V/ F ) ?
7-Depois que o homem que pediu o dinheiro apanhou o conteúdo da máquina registradora, fugiu.....(V /F )?
8-Embora houvesse dinheiro na máquina registradora, a história não diz a quantidade....(V /F ) ?
9-O ladrão pediu dinheiro ao proprietário......(V/F ) ?
10- A história registra uma série de acontecimentos que envolveu três pessoas: o proprietário, um homem que pediu dinheiro e um membro da polícia..... (V/F )?
11- Os seguintes acontecimentos da história são  verdadeiros: alguém pediu  dinheiro- uma máquina registradora  foi aberta- seu dinheiro foi retirado.....( V/F ) ?
     Desenvolvemos a " brincadeira " da seguinte forma: Distribuímos a prova e disponibilizamos de mais ou menos 10 minutos, a seguir deverá ler e assinar as declarações consideradas verdadeiras, falsas ou desconhecidas.


    A seguir solicitamos que formassem subgrupos, recebendo cada subgrupo mais uma cópia da historia da M. Registradora, para um trabalho de consenso de grupo,  durante doze a quinze minutos, registrando novamente as declarações consideradas : Verdadeiras ,falsas ou desconhecidas.
  Finalmente anunciamos as respostas corretas: A declaração de número 3 é FALSA, e a de número 6 é VERDADEIRA, e todas as demais são desconhecidas.
     Realizamos reflexões sobre:   A sensação da vivência,
                                                  O impacto que as suposições causam sobre a decisão
                                                  Os valores do grupo
                                                  O ato de induzir as  respostas/ as ações.
   Aproveitamos para  potencializar  e refletir a partir do Cotidiano Escolar: 
Atitudes X Comportamento X Ação.


      Realizamos uma devolutiva do processo de Avaliação da Gestão  ocorrido  na quinzena passada, conversamos sobre novas proposições para 2013.

2ª Dinâmica: Bexiga( com o   propósito de ofertar suporte, para as fragilidades que permeiam o Cotidiano escolar, os desafios).
     Reflexão  das atitudes e comportamentos a partir da dinâmica:
  •  Transferência dos problemas;
  • Comodidade perante a situação de conforto vivida, mesmo presenciando a aflição  alheia;
  •  Atendimento imediato ao comando, sem questionamento ;
  • A solidariedade, a cooperação, perante ao desafio.
     Após as "brincadeiras" agradecemos a parcerias da EQUIPE, o empenho  de todos os profissionais do EDI Bianca R. Tavares que procuram melhorar e aperfeiçoar suas atividades, para que possam contribuir  a cada dia para" Um Mundo Melhor"



   
         FORMAR NA AÇÃO , UM PRIVILÉGIO DA VIDA. 





    

Nenhum comentário:

Postar um comentário