ESPAÇO DE FORMAR AS AÇÕES DO/NO COTIDIANO ESCOLAR. NINGUÉM É..., ESTAMOS EM ....eterno ...PROCESSO.
Destinamos esse Espaço/tempo,24/10/2012, para realizar o trabalho destinado a fortalecer o Cotidiano Escolar no que tange ao subjetivo dos profissionais: preconceitos, valores, ideias, ideais, costumes, ...que tanto interfere nas interfaces da produção dos Saberes e Fazeres do Cotidiano.
Utilizamos esse tempo para "brincar", termo comum em nosso Espaço! E para isso utilizamos a dinâmica como recurso de ação e reflexão.
1ª Dinâmica: "Máquina Registradora". Nesse momento a brincadeira era " Brincar de Escola", em dia de prova.
Exercício da " Máquina Registradora"
A História: Um negociante acaba de acender as luzes de uma loja de calçados, quando surge um homem pedindo dinheiro. O proprietário abre uma máquina registradora. O conteúdo da máquina registradora é retirado e o homem corre. Um membro da polícia é imediatamente avisado.
Declarações acerca da história: Verdadeiro / Falso / Desconhecido
1- Um homem apareceu assim que o proprietário acendeu as luzes de sua loja de calçados..... ( V/F ) ?
2- O ladrão foi um homem ....( V/F ) ?
3- O homem não pediu dinheiro..... ( V/F )?
4- O homem que abriu a máquina registradora era o proprietário......(V/F )?
5-O proprietário da loja de calçados retirou o conteúdo da máquina registradora e fugiu.....(V/F ) ?
6- Alguém abriu a máquina registradora.... ( V/ F ) ?
7-Depois que o homem que pediu o dinheiro apanhou o conteúdo da máquina registradora, fugiu.....(V /F )?
8-Embora houvesse dinheiro na máquina registradora, a história não diz a quantidade....(V /F ) ?
9-O ladrão pediu dinheiro ao proprietário......(V/F ) ?
10- A história registra uma série de acontecimentos que envolveu três pessoas: o proprietário, um homem que pediu dinheiro e um membro da polícia..... (V/F )?
11- Os seguintes acontecimentos da história são verdadeiros: alguém pediu dinheiro- uma máquina registradora foi aberta- seu dinheiro foi retirado.....( V/F ) ?
Desenvolvemos a " brincadeira " da seguinte forma: Distribuímos a prova e disponibilizamos de mais ou menos 10 minutos, a seguir deverá ler e assinar as declarações consideradas verdadeiras, falsas ou desconhecidas.
A seguir solicitamos que formassem subgrupos, recebendo cada subgrupo mais uma cópia da historia da M. Registradora, para um trabalho de consenso de grupo, durante doze a quinze minutos, registrando novamente as declarações consideradas : Verdadeiras ,falsas ou desconhecidas.
Finalmente anunciamos as respostas corretas: A declaração de número 3 é FALSA, e a de número 6 é VERDADEIRA, e todas as demais são desconhecidas.
Realizamos reflexões sobre: A sensação da vivência,
O impacto que as suposições causam sobre a decisão
Os valores do grupo
O ato de induzir as respostas/ as ações.
Aproveitamos para potencializar e refletir a partir do Cotidiano Escolar:
Atitudes X Comportamento X Ação.
Realizamos uma devolutiva do processo de Avaliação da Gestão ocorrido na quinzena passada, conversamos sobre novas proposições para 2013.
2ª Dinâmica: Bexiga( com o propósito de ofertar suporte, para as fragilidades que permeiam o Cotidiano escolar, os desafios).
Reflexão das atitudes e comportamentos a partir da dinâmica:
- Transferência dos problemas;
- Comodidade perante a situação de conforto vivida, mesmo presenciando a aflição alheia;
- Atendimento imediato ao comando, sem questionamento ;
- A solidariedade, a cooperação, perante ao desafio.
FORMAR NA AÇÃO , UM PRIVILÉGIO DA VIDA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário