segunda-feira, 15 de outubro de 2012

AVALIAÇÃO, AVALIAR PARA QUÊ?

Iniciamos esse dia destinado à avaliação, pelo calendário da SME, com uma roda de conversa. Para tanto, dialogamos com alguns "parceiros" que nos acompanham em nosso fazer, tal como Jussara Hoffmann.
"É importante não ter pressa, permitir-se bastante tempo para observar tudo o que se passa ao nosso redor e, sobretudo cuidar de ter tempo para refletir sobre o que estamos vivendo", retirado do livro Avaliar para Promover. As setas no Caminho.



No primeiro momento enfatizamos a subjetividade do educador: Seus ideais,  valores, costumes, relacionamento com a equipe , com a instituição, com o seu fazer, seus pontos de vista... Enriquecemos esse momento com a dinâmica "Aos olhos do outro", a impressão que causamos a quem nos vê e com quem convivemos.Esse exercício promoveu momento de revelações e crescimento dos envolvidos. A ação serviu para elucidar sobre "certezas" nem sempre verdadeiras e reforçar que a heterogeneidade humana  enriquece o processo de humanização.
 Esse  caminhar, de encontro à humanização,  deve ser observado, validado, mediado,reforçado, planejado, estruturado,.. Enfim, devemos estar atentos à todas as "Setas que estão Caminho".




No segundo momento trouxemos à  roda o  fazer cotidiano( currículo),  a estrutura (planejamento),  o capital Cultural local, os preconceitos, a metodologia de trabalho, a visão política...,  Enfatizamos o papel de educador em toda essa trama. "A QUE VIEMOS?".( Princípios Norteadores)

 Destacamos a qualidade do trabalho  realizado em nosso Espaço de Desenvolvimento, como  resultado do trabalho de base,  ou seja, o Trabalho em Equipe e atrelado a essa  ação está a busca permanente do fazer pedagógico com responsabilidade, intencionalidade e compromisso de ALIMENTAR A MENTE dos nossos pequenos gigantes.

Verificamos o interesse e a preocupação dos nossos profissionais com suas próprias ações.Comungamos com Boaventura ao dizer...
'Assumimos que das ações dos sujeitos sociais depende o futuro deles mesmos e da sociedade, temos que conceber a educação como uma ação voltada para a formação do sujeitos sociais capazes e interessados em "cuidar" para que futuro seja melhor que o presente.
(Boaventura e a Educação, Inês Barbosa de Oliveira, pág 100).


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Com  essas conversas ora convergentes e divergentes, procuramos fortalecer a equipe  sobre o  Parar para Avaliar, para refletir sobre a convivência com as idéias, perspectivas e valores individuais e ampliar a compreensão sobre a dimensão do SER ESCOLA, do SER EDUCADOR e do SER EDUCANDO.Visão essenciais para a prática do AVALIAR com a intenção de promover:  a qualidade nas/das ações cotidianas(currículo) na/da estrutura do fazer ( planejamento),  as relações inter e intra escolar( Comunidade Escolar, parceiros e afins) e estimular a busca ...  constante do pensar  e do conhecimento.


Um comentário:

  1. parabens a todas nos por esta avaliacao tao positiva ... aproveito o espaço para agradecer a linda homenagem nos dada no dia de hj (16/10) como dizem nossas diretoras " um pequeno mimo " .... obrigada equipe EI-50:com vcs cresci muito durante este ano (Sil, Emilia, Gislene, Amanda e Sonia) obrigada a Deus por estar nos proporcionando estes momentos de estudos e ensinamentos ....

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