"É importante não ter pressa, permitir-se bastante tempo para observar tudo o que se passa ao nosso redor e, sobretudo cuidar de ter tempo para refletir sobre o que estamos vivendo", retirado do livro Avaliar para Promover. As setas no Caminho.
No primeiro momento enfatizamos a subjetividade do educador: Seus ideais, valores, costumes, relacionamento com a equipe , com a instituição, com o seu fazer, seus pontos de vista... Enriquecemos esse momento com a dinâmica "Aos olhos do outro", a impressão que causamos a quem nos vê e com quem convivemos.Esse exercício promoveu momento de revelações e crescimento dos envolvidos. A ação serviu para elucidar sobre "certezas" nem sempre verdadeiras e reforçar que a heterogeneidade humana enriquece o processo de humanização.
Esse caminhar, de encontro à humanização, deve ser observado, validado, mediado,reforçado, planejado, estruturado,.. Enfim, devemos estar atentos à todas as "Setas que estão Caminho".
No segundo momento trouxemos à roda o fazer cotidiano( currículo), a estrutura (planejamento), o capital Cultural local, os preconceitos, a metodologia de trabalho, a visão política..., Enfatizamos o papel de educador em toda essa trama. "A QUE VIEMOS?".( Princípios Norteadores)
Destacamos a qualidade do trabalho realizado em nosso Espaço de Desenvolvimento, como resultado do trabalho de base, ou seja, o Trabalho em Equipe e atrelado a essa ação está a busca permanente do fazer pedagógico com responsabilidade, intencionalidade e compromisso de ALIMENTAR A MENTE dos nossos pequenos gigantes.
Verificamos o interesse e a preocupação dos nossos profissionais com suas próprias ações.Comungamos com Boaventura ao dizer...
'Assumimos que das ações dos sujeitos sociais depende o futuro deles mesmos e da sociedade, temos que conceber a educação como uma ação voltada para a formação do sujeitos sociais capazes e interessados em "cuidar" para que futuro seja melhor que o presente.
(Boaventura e a Educação, Inês Barbosa de Oliveira, pág 100).
Com essas conversas ora convergentes e divergentes, procuramos fortalecer a equipe sobre o Parar para Avaliar, para refletir sobre a convivência com as idéias, perspectivas e valores individuais e ampliar a compreensão sobre a dimensão do SER ESCOLA, do SER EDUCADOR e do SER EDUCANDO.Visão essenciais para a prática do AVALIAR com a intenção de promover: a qualidade nas/das ações cotidianas(currículo) na/da estrutura do fazer ( planejamento), as relações inter e intra escolar( Comunidade Escolar, parceiros e afins) e estimular a busca ... constante do pensar e do conhecimento.
parabens a todas nos por esta avaliacao tao positiva ... aproveito o espaço para agradecer a linda homenagem nos dada no dia de hj (16/10) como dizem nossas diretoras " um pequeno mimo " .... obrigada equipe EI-50:com vcs cresci muito durante este ano (Sil, Emilia, Gislene, Amanda e Sonia) obrigada a Deus por estar nos proporcionando estes momentos de estudos e ensinamentos ....
ResponderExcluir