Ciente do desafio que acompanha a Escola deste os tempo primórdios, buscaremos desenvolver no cotidiano escolar ações que fortaleçam tal parceria. Afim de que Escola e Família possam cumprir integralmente suas funções.
Objetivo Geral: Compreensão dos familiares de que o processo de formação humana, resulta de ação conjunta. Optamos caminhar pelas trilhas dos saberes compartilhados( escola e família), incluindo como parceiros e colaboradores imprescindível no crescimento do aluno.
Objetivo Específico:
- Promover a interação efetiva dos responsáveis nas ações pedagógicas promovidas no EDI,
- Esclarecer o conceito de Espaço de Desenvolvimento Infantil,
- Iluminar sobre a responsabilidade e alcance do EDI/ escola na formação do cidadão,
- Ressaltar a EDUCAÇÃO como trabalho conjunto entre Família a escola,
- Compreender a diversidade humana, no âmbito da composição familiar,
- Auxiliar a família para que perceba que o seu relacionamento com a escola é fundamental no processo de desenvolvimento do aluno,
- Exercitar a cidadania junto a Comunidade Escolar: Ser participativo, consciente, autônomo, solidário e responsável pela sua história,
- Promover ações de forma integrada, de forma à possibilitar a presença da família na Escola.
- Sensibilizar os responsáveis e familiares para esta difícil tarefa, o ato de Educar,
- Validar e fortalecer os pilares que fundamentam a humanidade: Família e Escola,
- Potencializar os vínculos entre família/escola , quanto melhor for a parceria entre as instituições, mais positivo e significativo serão os resultados.
- Oportunizar aos responsáveis clareza sobre as atividades e ações desenvolvidas e promovidas no EDI.
O Subprojeto "Família na Escola" é desenvolvido por todas as modalidades do EDI: Berçário, Maternal I e II. Iniciou em abril e percorrerá o ano letivo de 2012.
Nas turmas, o espaço dedicado a participação familiar, ocorre de acordo com a demanda das atividades desenvolvidas pelo grupamento, e abrange as diversas áreas do conhecimento: Linguagem Oral e escrita, artes, matemática, Natureza e Sociedade, Música ou movimento.
Temos ciência sobre a influência que os pais/família exercem sobre seus filhos (mais até do que eles próprios imaginam exercer sobre os seus). O melhor ensinamento é o Exemplo.
EDUCAR é responsabilidade. "A educação começa no berço", já dizia minha vó; na verdade, educação começa ainda no Útero Materno. Este tema remete ao belo trabalho que o EI 40 está desenvolvendo junto aos seus " gigantes questionadores".
Obs: A metodologia de Projetos nos remete a um um modelo descritivo da teoria filosófica de Gilles Deleuze e Féliz Guattari, descrita como rizoma na qual múltiplas conexões são estabelecidas a qualquer momento. Qualquer "elemento" pode afetar ou incidir em qualquer outro.No entanto, todas as conexões, incidem sobre um mesmo centro, ou seja, o Tema Central. Para tal metodologia é essencial por parte do educador está em dia com a ARTE de PLANEJAR.
Abraço,
Até Breve,
Nas turmas, o espaço dedicado a participação familiar, ocorre de acordo com a demanda das atividades desenvolvidas pelo grupamento, e abrange as diversas áreas do conhecimento: Linguagem Oral e escrita, artes, matemática, Natureza e Sociedade, Música ou movimento.
Temos ciência sobre a influência que os pais/família exercem sobre seus filhos (mais até do que eles próprios imaginam exercer sobre os seus). O melhor ensinamento é o Exemplo.
EDUCAR é responsabilidade. "A educação começa no berço", já dizia minha vó; na verdade, educação começa ainda no Útero Materno. Este tema remete ao belo trabalho que o EI 40 está desenvolvendo junto aos seus " gigantes questionadores".
Obs: A metodologia de Projetos nos remete a um um modelo descritivo da teoria filosófica de Gilles Deleuze e Féliz Guattari, descrita como rizoma na qual múltiplas conexões são estabelecidas a qualquer momento. Qualquer "elemento" pode afetar ou incidir em qualquer outro.No entanto, todas as conexões, incidem sobre um mesmo centro, ou seja, o Tema Central. Para tal metodologia é essencial por parte do educador está em dia com a ARTE de PLANEJAR.
Abraço,
Até Breve,
Nenhum comentário:
Postar um comentário