domingo, 20 de maio de 2012

Tema Central: Contribuições para "Um Mundo Melhor". Subprojeto: Família na Escola

Justificativa : Participação e envolvimento da família no Ambiente Escolar, para melhor compreensão e acompanhamento do aluno em todo seu processo de desenvolvimento.
Ciente do desafio que acompanha a Escola deste os tempo primórdios, buscaremos desenvolver no cotidiano escolar  ações que fortaleçam  tal parceria. Afim de que Escola e Família possam cumprir integralmente suas funções.

Objetivo Geral: Compreensão dos familiares de que o processo de formação humana,  resulta de ação conjunta. Optamos caminhar pelas trilhas dos saberes compartilhados( escola e família),  incluindo como  parceiros e colaboradores imprescindível no crescimento do aluno.

Objetivo Específico:

  •  Promover a interação efetiva dos responsáveis nas ações pedagógicas promovidas no EDI, 
  •  Esclarecer o conceito de Espaço de Desenvolvimento Infantil,
  •  Iluminar sobre a responsabilidade e alcance do EDI/ escola  na  formação do cidadão,
  •  Ressaltar a EDUCAÇÃO como trabalho conjunto entre Família a escola,
  • Compreender a diversidade humana, no âmbito da composição familiar,
  • Auxiliar a família para que perceba que o seu relacionamento com a escola é fundamental no processo de desenvolvimento do aluno,
  • Exercitar a cidadania junto a Comunidade Escolar: Ser participativo, consciente, autônomo, solidário e responsável pela sua história,
  • Promover ações de forma integrada, de forma à possibilitar a presença da família na Escola.
  • Sensibilizar os responsáveis  e familiares para esta difícil tarefa,  o ato de Educar,
  • Validar e fortalecer os pilares que fundamentam a humanidade: Família e Escola,
  • Potencializar  os vínculos entre família/escola , quanto melhor for a parceria entre as instituições, mais positivo e significativo serão os resultados.
  • Oportunizar aos responsáveis  clareza sobre as atividades e ações desenvolvidas e promovidas no EDI. 
 O Subprojeto "Família na Escola" é desenvolvido por todas as modalidades do EDI: Berçário, Maternal I e II. Iniciou em abril e percorrerá o ano letivo de 2012.
Nas turmas, o espaço dedicado a participação familiar, ocorre de acordo com a demanda das atividades desenvolvidas pelo grupamento, e abrange as diversas áreas do conhecimento: Linguagem Oral e escrita, artes, matemática, Natureza e Sociedade, Música ou movimento.
 Temos ciência  sobre a influência que os pais/família exercem sobre seus filhos (mais até do que eles próprios imaginam exercer  sobre os seus). O melhor ensinamento é o Exemplo.
 EDUCAR é responsabilidade. "A educação começa no berço",  já dizia minha vó; na verdade, educação começa ainda no Útero Materno. Este tema remete ao belo trabalho que o EI 40 está desenvolvendo junto aos seus " gigantes questionadores".



Obs: A metodologia de Projetos nos remete a um  um modelo descritivo da teoria filosófica de  Gilles Deleuze e Féliz Guattari, descrita como rizoma na qual múltiplas conexões são estabelecidas a qualquer momento. Qualquer  "elemento" pode afetar ou incidir em qualquer outro.No entanto, todas as conexões, incidem sobre um mesmo centro, ou seja, o Tema Central. Para tal metodologia  é essencial por parte do educador  está em dia com a ARTE   de   PLANEJAR.
                                                                
                                                                                      Abraço,
                                                                                     Até Breve,

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