domingo, 6 de abril de 2014

Luzes, câmeras, EI 31 em ação!

                     
“Falamos em adaptação sempre que enfrentamos uma situação nova, ou readaptação, quando entramos novamente em contato com algo já conhecido, mas por algum tempo distante do nosso convívio diário.
O processo de adaptação inicia com o nascimento, nos acompanha no decorrer de toda a vida e ressurge a cada nova situação que vivenciamos. Sair de um espaço conhecido e seguro, dar um passo à frente e arriscar-se, tendo como companhia o desconhecido para o qual precisamos olhar, perceber, sentir, avaliar, nos leva às mais diferentes reações: permanecer no espaço seguro e protegido, seguir adiante ou desistir e voltar atrás” (DIESEL, 2003) 

 Nesta fase da vida tão importante e especial para nossas crianças o período de adaptação a este novo espaço, novos amigos e educadoras, ofertamos momentos onde mesmos puderam se sentir acolhidos, aconchegados, proporcionando bem-estar, conforto físico e emocional tranquilizando assim as crianças e em consequência seus responsáveis e toda equipe. A qualidade do acolhimento refletiu na tranquila adaptação dos mesmos.

Procuramos ofertar atividades que engajassem os mesmos no que eles vivenciarão em seu dia a dia durante este ano letivo na unidade escolar, sempre de forma lúdica.


Raciocínio lógico e imaginação utilizando blocos lógicos.




























Explorar o espaço externo, interagindo com seus pares.




Coordenação motora e ludicidade fazendo uso da massa de modelar.
“Olha tia, um coelho” (Stherfany)





Vivências e descobertas: “Olha a jaca madura pronta para ser colhida"

Que cheiro bom...


 Tocar...
Sentir, experimentar...






Participação efetiva na organização do espaço no qual estão inseridos. Organização dos mundinhos.









 Momentos de interação, alegria, espontaneidade e cultura em nosso baile pré  carnavalesco.


















Participação de responsáveis em nosso cotidiano auxiliando assim a adaptação de nossas crianças e minimizando a angústia de pais e filhos diante da nova realidade.




Almoço coletivo encerrando a festividade.













Encerrando assim o período  de adaptação de nossas crianças, pois o acolhimento dos mesmos ocorre durante todo o ano letivo.



“A adaptação pode ser entendida como o esforço que a criança realiza para ficar, e bem, no espaço coletivo, povoado de pessoas grandes e pequenas desconhecidas. Onde as relações, regras e limites são diferentes daqueles do espaço doméstico a que ela está acostumada. Há de fato um grande esforço por parte da criança que chega e que está conhecendo o ambiente da instituição, mas ao contrário do que o termo sugere não depende exclusivamente dela adaptar-se ou não à nova situação. Depende também da forma como é acolhida” (ORTIZ, Revista Avisa Lá).

Equipe EI 31






2 comentários:

  1. Parabéns a toda equipe pelo lindo trabalho que vem fazendo com nossos pequenos gigantes, sempre os preparando para o novo e com certeza dando mais seguranças para que eles se sintam confiantes em si mesmo.Vocês estão de parabéns

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  2. Que trabalho interessante!!! Percebemos o ato de Educar como algo VIVO e DINÂMICO. Parabéns à equipe!
    É visível a ação dos educadores pesquisadores, só assim, é possível ofertar atividades de qualidades aos "pequenos gigantes" e a Comunidade interessada.

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