domingo, 31 de março de 2013

EI-41 Como me vejo?


 As crianças pensam o mundo de um jeito especial e muito próprio. É a partir das relações que estabelecem com a realidade em que vivem com o meio familiar e com as pessoas com quem necessitam se relacionar no cotidiano que elas passam a “ler” e compreender o mundo.

 Cabe a nós como educadoras facilitar essa “leitura” e compreensão, possibilitando, no processo inicial de escolarização, o reconhecimento, pela criança, da sua própria história de vida. É desejável resgatar a importância das suas ações e atitudes no processo de construção da história da humanidade, estimulando sempre a sua auto-estima. Através do projeto identidade trabalhamos: 


Conversamos com os responsáveis e descobrimos a origem e o porquê da escolha dos nomes das crianças. Pela pesquisa desenvolvida tivemos grandes surpresas.
Através da atividade proposta o aluno conheceu sua própria história e a história de sua família, sentindo-se participante dela. 

O trabalho realizado com os responsáveis também facilitou a descoberta e o reconhecimento das crianças.


Após a atividade realizada inciamos um trabalho de reconhecimento que caracterizam características físicas de cada um.


Quem tem a mesma medida?                            

Começamos com a altura através da atividade desenvolvida possibilitamos o conhecimento do eu e a interação social das crianças. 


Construímos um gráfico com a altura de cada criança.

Quanto estou pesando?


 Após trabalhar a altura de cada criança, fomos para o peso. Explicamos que cada um tem um peso diferente e conversamos sobre a  alimentação.

                O trabalho desenvolvido teve como intencionalidade promover a percepção corporal. 


Conhecendo meus pés


O que será que posso fazer com os meus pés?

Rasgando jornais com os pés conseguimos trabalhar a sensibilidade e a coordenação motora. Incentivando assim novas habilidades.

Qual é o tamanho do meu pé? Utilizamos a atividade para mostrar o real  tamanho do pé de cada um, usamos também a numeração de cada calçado. 


" A criança como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inscrita em uma sociedade,com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico."
(Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil) 

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