domingo, 31 de março de 2013

EI-41 Como me vejo?


 As crianças pensam o mundo de um jeito especial e muito próprio. É a partir das relações que estabelecem com a realidade em que vivem com o meio familiar e com as pessoas com quem necessitam se relacionar no cotidiano que elas passam a “ler” e compreender o mundo.

 Cabe a nós como educadoras facilitar essa “leitura” e compreensão, possibilitando, no processo inicial de escolarização, o reconhecimento, pela criança, da sua própria história de vida. É desejável resgatar a importância das suas ações e atitudes no processo de construção da história da humanidade, estimulando sempre a sua auto-estima. Através do projeto identidade trabalhamos: 


Conversamos com os responsáveis e descobrimos a origem e o porquê da escolha dos nomes das crianças. Pela pesquisa desenvolvida tivemos grandes surpresas.
Através da atividade proposta o aluno conheceu sua própria história e a história de sua família, sentindo-se participante dela. 

O trabalho realizado com os responsáveis também facilitou a descoberta e o reconhecimento das crianças.


Após a atividade realizada inciamos um trabalho de reconhecimento que caracterizam características físicas de cada um.


Quem tem a mesma medida?                            

Começamos com a altura através da atividade desenvolvida possibilitamos o conhecimento do eu e a interação social das crianças. 


Construímos um gráfico com a altura de cada criança.

Quanto estou pesando?


 Após trabalhar a altura de cada criança, fomos para o peso. Explicamos que cada um tem um peso diferente e conversamos sobre a  alimentação.

                O trabalho desenvolvido teve como intencionalidade promover a percepção corporal. 


Conhecendo meus pés


O que será que posso fazer com os meus pés?

Rasgando jornais com os pés conseguimos trabalhar a sensibilidade e a coordenação motora. Incentivando assim novas habilidades.

Qual é o tamanho do meu pé? Utilizamos a atividade para mostrar o real  tamanho do pé de cada um, usamos também a numeração de cada calçado. 


" A criança como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inscrita em uma sociedade,com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico."
(Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil) 

sábado, 30 de março de 2013

ACOLHIMENTO - MATERNAL II -EI 31

Inicio de um novo ano letivo, descobertas, dúvidas, alegrias, todos nós começamos assim mais um ano.Nos deparamos com um presente lindo, que é nossa turma do maternal 2, que vocês começarão a conhecer.Teremos muitos caminhos a trilhar juntos, isso é só o começo...
MOMENTO DE CONVERSAS ENTRE EDUCADORAS E ALUNOS


DIVERSÃO DE FORMAS VARIADAS: ESPONTÂNEAS x DIRIGIDAS.
 NO PARQUINHO
Excelente espaço para se trabalhar as regras de convivência;

Espaço rico para o ouvir,interagir, criar, imaginar, buscar.
O "trabalho" educativo está presente.
 COM AS EDUCADORAS...
A intencionalidade no brincar.

ENTRE AMIGOS...


A qualidade da interação: O gostoso é estar junto.

" DESCOBRIR O NOVO NOS CAUSA MEDO, PORÉM QUANDO ESTE MEDO NOS IMPULSIONA, REALIZAMOS AÇÕES INTERESSANTES E VIVEMOS MOMENTOS QUE NOS PROPORCIONAM ALEGRIAS E NOS LEVAM A PENSAR QUE PODEMOS, QUEREMOS E VAMOS TRANSFORMAR ESSE MUNDO EM UM MUNDO MELHOR."

sexta-feira, 29 de março de 2013

Acolhimento - Berçário E. I. 50


Crianças inseguras, pais angustiados e sofrimento diante da separação iminente. Esse não precisa ser o retrato do início dos pequenos na creche. É possível diminuir o desconforto e proporcionar uma adaptação tranquila e saudável para os bebês e sua família. 


Pensando nessa nova experiência de vida para as nossas crianças optamos por convidar os pais a participarem deste momento com seus filhos em sala de aula.


Embora saibamos que cada criança passa por um processo diferente quanto à adaptação em sala de aula, buscamos sempre respeitar essas diferenças,  cada uma no seu tempo. Os pequenos reconhecem este espaço como de confiança e  encontram pessoas que estão prontas a oferecer-lhes carinho, cuidados e atenção.

O cotidiano no berçário é repleto de:

DESCOBERTAS



TROCAS




PRAZER





ROTINA



SENTIMENTOS




A cada dia uma nova descoberta, a cada momento um novo sentir, estar no berçário é viver o tempo todo  sentindo os sabores, cheiros e gostos do mundo. Impossível não gostar e mais ainda não perceber o crescimento de cada criança expresso em cada sorriso ou lágrima demonstrando o seu querer.

Equipe E. I. 50 (Aderlhy, Bianca, Denise, Gislene, Keila e Sheila)










domingo, 24 de março de 2013

FIQUE POR DENTRO...

"ANTENADO   COM   A     COMISSÃO"



A proposta Pedagógica  para ano letivo de  2013, sofreu uma repaginada,  mas, continua com proposta   que tem como base, contribuições para um Mundo Melhor. Utilizaremos como suporte para os Projetos de trabalho, os títulos do "O Mundinho",  de Ingrid Biesemeyer.



                                                     
                                                         


  Afinal time que está ganhando não se mexe! A equipe percebeu a necessidade de fortalecer alguns subprojetos, então as Unidades, sofreram  algumas adequações,  no sentido de potencializar os objetivos e as propostas pedagógicas.

Ah! O período de adaptação  foi acolhedor!!!!! Um  sucesso!!!!



 Nesse início do ano letivo estamos trabalhando o reconhecimento do indivíduo como pessoa com o livro "POR QUE VOCÊ É VOCÊ!  de Stella Gurney. Além disso...






               estamos trabalhando   o respeito as diferenças, com os variados tipos de famílias. As nossa crianças...  como brincam, cantam, contam, imaginam, dançam. É muuito trabalho!


                           Comissão do Blog, enviado por Cris Keller,  via Facebook.




QUANDO MEU FILHO VAI APRENDER DE VERDADE?


Ä criança é um ser brincante e brincando ela se relaciona com o mundo,através de ações e

 reações que ela vivência...assimila...e aprende à fazer sua leitura. Amar,cuidar, 

respeitar são

 os princípios básicos para o desenvolvimento do seu filho.O EDI, cria 

possíbilidades, oferta  asas

 para imaginação...acredita no potencial individual e coletivo; além da interação social,
.
 desenvolve hábitos...busca o equilíbrio, o bem estar, a auto estima capacitando a 

criança há

 um aprendizado de qualidade e humanizado. O EDI, é o espaço do  "brincar" nele se 

aprende a ser   ser gente grande equilibrado.

Comissão do Blog, enviado via facebook, por

Márcia Brasil.23-03-13


"ESCOLA DE PAIS", UM PRECIOSO MOMENTO PARA FORTALECER A RELAÇÃO ENTRE ESCOLA E RESPONSÁVEIS DOS ALUNOS.



Essa ferramenta faz parte do calendário escolar, e, tem como propósito estreitar  laço entre as instituições: Família e Escola.

 Iniciamos a conversa agradecendo a presença da comunidade Escolar e propondo uma "brincadeira", atando nó, cujo o propósito era perceber  a importância da parceria, da cooperação e da responsabilidade dos envolvidos para desatar os nos.
Aproveitamos o momento para pontuar os nos do cotidiano Escolar :

  • O horário de entrada e saída dos alunos ( rotina escolar, normas...);
  • A importância da comunicação, via agenda, leitura diária;
  • A  importância do preenchimento do documento  de autorização, o que respalda, a entrega da criança a terceiros;
  • Números de telefones atualizados( na maioria das vezes desligados, caixa postal);
  • Limpeza do material pessoal do aluno;
  • Muda de roupa sobressalente, uniforme,  
  • Higiene corporal;
  • Atribuições do PEI e AAC;
  • Aproveitamos para elucidar sobre  a  proposta de trabalho 2013 e convocá-los à participação efetiva;  

Esse momento impulsiona:

  •  A troca de saberes, esclarecimento sobre processo de desenvolvimento dos alunos, 
  • Desencadeia normas e ações para o cotidiano escolar, ou seja,é um momento político, educativo. Rico para as instituições envolvidas.


                                     Encerramos o encontro com a leitura da Oração de Páscoa. Trazendo à luz  a reflexão desse momento  de renovação. A essência  da Páscoa.
                                           
                                      Oração da Páscoa

Páscoa significa renascimento, renascer. Desejo que neste dia, em que nos cristãos, comemoramos o seu renascimento para a vida eterna, possamos renascer também em nossos corações. Que neste momento tão especial de reflexão possamos lembrar daqueles que estão aflitos e sem esperanças. Possamos fazer uma prece por aqueles que já não o fazem mais, porque perderam a fé em um novo recomeçar, pois esqueceram que a vida e um eterno ressurgir. Não nos deixe esquecer que mesmo nos momentos mais difíceis do nosso caminho, tu estas conosco em nossos corações, porque mesmo que já tenhamos esquecido de ti, você jamais o faz. Pois, padeceste o martírio da cruz em nome do Pai e pela humanidade, que muitas e muitas vezes esquece disso. Esquecem de ti e do teu sacrifício Quando agridem seu irmão, Quando ignoram aqueles que passam fome, Quando ignoram os que sofrem a dor da perda e da separação, Quando usam a força do poder para dominar e maltratar o próximo, Quando não lembram que uma palavra de carinho, um sorriso, um afago, um gesto podem fazer o mundo melhor. Jesus... Conceda-me a graça de ser menos egoísta, e mais solidário para com aqueles que precisam. Que jamais se esqueça de ti e de que sempre estarás comigo não importa quão difícil seja meu caminhar. Obrigado Senhor, Pelo muito que tenho e pelo pouco que possa vir a ter. Por minha vida e por minha alma imortal.


Obrigado Senhor! 

 Feliz Páscoa!

                                                                                Zeliana Rosa/ Mônica Casal