segunda-feira, 27 de agosto de 2012
"SEMANA DE EDUCAÇÃO INFANTIL"
"CONTRIBUIÇÕES PARA UM MUNDO MELHOR."
O COTIDIANO DO EDI BIANCA ROCHA TAVARES
* FREIRE: CORPOREIDADE NAS AÇÕES,
* VYGOTSKY: ASSOCIAÇÃO DAS CATEGORIAS: ATIVIDADES PEDAGÓGICAS, SOCIEDADE, CULTURA E APRENDIZAGEM.
O COTIDIANO DO EDI BIANCA ROCHA TAVARES
A PRÁTICA EM QUESTÃO, NOS REMETE À IDEIA DO PROFº JOSÉ C. LIBÂNEO , A ESCOLA COMO "ESPAÇO DE SÍNTESE."
REAFIRMA O PENSAMENTO DE:* FREIRE: CORPOREIDADE NAS AÇÕES,
* VYGOTSKY: ASSOCIAÇÃO DAS CATEGORIAS: ATIVIDADES PEDAGÓGICAS, SOCIEDADE, CULTURA E APRENDIZAGEM.
O Decreto Municipal nº 32.028, amparado na Lei Estadual nº 6149 e na Lei Federal nº 12.602, de 03 de abril de 2012, veio ratificar a promoção e a valorização das ações e atividades pedagógicas desenvolvidas nas Unidades Escolares que atuam na Primeira Infância.
EDUCAÇÃO INFANTIL É COISA SÉRIA... .
Afinal, tudo que o ser humano precisa saber, sobre: Como Viver. O que fazer e Como Ser, se aprende na Educação Infantil. Lembrando Robert Fulghum.
Afinal, tudo que o ser humano precisa saber, sobre: Como Viver. O que fazer e Como Ser, se aprende na Educação Infantil. Lembrando Robert Fulghum.
Desenvolvendo a capacidade de atribuir significados às mensagens.
Promoção do ato de Pensar e expressar.
A "Semana de Educação Infantil", chegou para corroborar a prática de compartilhar saberes entre comunidade escolar e parcerias.
A " Semana de Educação Infantil" é uma proposta de trabalho já inserida no contexto Pedagógico e Político do EDI BIANCA ROCHA TAVARES. Remete ao que o profº Libâneo, denomina como Espaço de Comunhão, entre a cultura informal e a formal..
Esse modo de atuar, comungar com diferentes cultura, exige dos profissionais um exercício permanente.
A busca de novas ações que contemple o ato de Educar / de construir... .
Um espaço de integração, onde a Escola tem sua função delineada com a construção do conhecimento.
A Formação do professor é palavra chave. Ela é a responsável pela capacidade desse profissional de promover possibilidades diversas para que o aluno receba e interiorize as informações; e a partir de então, criar conhecimento a partir da sua própria condição." A Semana de Educação Infantil" é uma oportunidade de compartilhar vivências Pedagógicas, numa faixa etária de seleto saber.
A ação da SME/GEI, demarcando a "Semana de Educação Infantil" potencializou as ações do cotidiano Infantil, permitindo aos profissionais uma Ciranda reflexiva dos fazeres Pedagógicos, compartilhado com esses "Críticos Gigantes".
A troca de correspondência entre escolas.
A culminância da "Semana de Educação Infantil" oportunizou aos profissionais a troca de vivência agregando valores à Formação continuada., novas formas do fazer, a reconstrução do conhecimento prático, um tempo/ espaço para avaliar, questionar as imagens, as idéias e práticas desenvolvidas no trabalho diário.
A constante interação entre teoria e prática formam um ciclo criativo e dinâmico, o conhecimento se expande e se transforma em realidade
É fundamental aos professores trabalhar, vivenciar, analisar e avalia as possibilidade educacionais de diferentes projetos. A culminância da Semana de Educação Infantil permitiu essa rica ação, principalmente, aos recém chegados Professores de Educação Infantil.
EDUCAÇÃO DE QUALIDADE É O DESAFIO!
Momento da troca de correspondências entre os EDI's e Creches.
Essa experiência vai continuar!
quarta-feira, 15 de agosto de 2012
A presença dos pais no EDI contribui para um mundo melhor - EI. 41
A participação da família na escola é de cunho fundamental no desenvolvimento do nosso projeto CONTRIBUIÇÕES PARA UM MUNDO MELHOR . No EDI BIANCA ROCHA TAVARES foi realizado o encontro dos pais, que foi intitulado "um dia especial". Os pais foram convidados a participarem de atividades lúdicas e a trazerem brincadeiras vivenciadas em suas infâncias. Foi um momento propício que oportunizou a eles a experimentarem a rotina das crianças no EDI, num contexto social que transpos aos muros da escola.
O objetivo maior da atividade foi estimular a participação ativa da família para que estes plantem bons frutos sociais, como, por exemplo, a questão da sustentabilidade do planeta, valorizando a conservação do meio ambiente como agente de transformação do próprio meio em que vivem e venham colher estes frutos através de seus filhos.
Brincar de bola com o pai também é cultural
Pais estimulando o filho a se movimentar
Contação de história
Imaginação não faltou: o cone virou um instrumento de sopro
As crianças reproduziram o cotidiano das brincadeiras do EDI e os papais participaram
Os pais observaram o desenvolvimento da coordenação motora fina e da autonomia dos seus filhos
Para um mundo melhor o papai estimula a filha a conservar e a respeitar a natureza: um convite a você à participar do nosso projeto
Vem para o EDI você também, vem..............
Assinar:
Postagens (Atom)