terça-feira, 31 de maio de 2016

PROJETO CONTANDO E ENCANTANDO

Nesta terça feira iniciou-se o Projeto Contando e Encantando.

Roda de conversa - Apresentação do PROJETO CONTANDO E ENCANTANDO

   Um dos papéis primordiais da escola é oportunizar para suas crianças o encanto do mundo dos livros. O Projeto: "CONTANDO E ENCANTANDO" incentiva a criança ao hábito da leitura juntamente com seus familiares.  Para Zilberman (1984, pg. 107):
Criança participante do projeto


As pessoas aprendem a ler antes de serem alfabetizadas, desde pequenos, somos conduzidos a entender um mundo que se transmite por meio de letras e imagens. O prazer da leitura, oriundo da acolhida positiva e da receptividade da criança, coincide com um enriquecimento íntimo, já que a imaginação dela recebe subsídios para a experiência do real, ainda quando mediada pelo elemento de procedência fantástica.

   Para isso, é de suma importância que professores e responsáveis sejam os elementos de ligação entre as crianças e os livros, pois, estes ampliam o potencial  para que o mundo de faz-de-conta seja apresentado aos pequenos.
   Ao implantarmos este projeto no EDI Bianca Rocha Tavares buscamos promover a capacidade reflexiva e crítica de nossos alunos. Dando oportunidade dos mesmos darem opiniões sobre os livros lidos. Segundo, Coelho (2000, pg. 141):

[...] a literatura infantil vem sendo criada, sempre atenta ao nível do leitor a que se destina [...] e consciente de que uma das mais fecundas fontes para a formação dos imaturos é a imaginação – espaço ideal da literatura. É pelo imaginário que o eu pode conquistar o verdadeiro conhecimento de si mesmo e do mundo em que lhe cumpre viver.

Caderno de Registros

Projeto em plena ação
   Tais ações visam o aumento do vocabulário, a riqueza de ideias, a desinibição, constituindo na criança uma fala sem embaraços. Através das histórias infantis temos a oportunidade de oferecermos atividades que tem como objetivo a interdisciplinaridade na alfabetização. Proporcionando uma forma menos cansativa e repetitiva para os nossos alunos.

BIBLIOGRAFIA

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2000.


ZILBERMAN, Regina, Literatura Infantil: Livro, Leitura, Leitor. In. A produção cultural para a criança. São Paulo: Mercado Aberto, 1984.


sábado, 28 de maio de 2016

FAMÍLIA NA ESCOLA: PARCERIA FUNDAMENTAL

A proposta para essa ação  é Validar e Potencializar as relações entre as Instituições. Ambas  de suma  importância para o processo de desenvolvimento e Formação do humano. 

Nesses encontros  ocorrem vários desdobramentos significativos: 

A valorização da INFÂNCIA  e do brincar.
 Brincar é coisa séria!!!

Permite aos familiares participantes, vivenciar através da brincadeira, o exercício da relação com o outro e consigo. Com ela  vai se construindo a identidade e a subjetividade.


Permite aos alunos perceberem:
A harmonia presente na relação Família e Escola;


Processo relacionais: ferramenta imprescindível para a construção da identidade individual e social, assim como para a aprendizagem e o conhecimento.
 Demonstrar aos familiares a importância do brincar na construção ativa  da conduta,  de valores e do comportamento. Os encontros permitem que compreendam e valorizem a Infância e o ato de brincar.



Nesses encontros há também a oportunidade  dos familiares vivenciarem como  as descobertas e  as  estratégias  de conhecimentos são estimuladas e realizadas.


FAMÍLIA NA ESCOLA UM ENCONTRO  ENTRE AQUELES QUE QUEREM BEM
( o melhor em prol do mesmo sujeito: Aluno/ filho )