quarta-feira, 25 de junho de 2014

LUZ, CÂMERA, AÇÃO...CHEGOU O EI 41

" TODA CRIANÇA TEM DIREITO A  NOME, A RECONHECER-SE COMO SER HUMANO, A TER AMIGOS, A BRINCAR E SE DIVERTIR..."
Identidade, segundo o dicionário Aurélio significa: " conjunto de caracteres próprios e exclusivos de uma pessoa, tais como o nome, sexo, idade, etc...
Baseado na Declaração Universal dos Direitos da Criança, buscamos levar aos nossos alunos esses conceitos para despertar nos nossos pequenos gigantes uma consciência de seus direitos e deveres desde a mais tenra idade.
Livro: " Pedrinho, cadê você?

Atividade de recorte e colagem com as fotos e os nomes dos alunos para trabalhar auto reconhecimento.



 roda de conversas com contação do livro tema da atividade.

Descoberta da sua própria imagem e colagem do seu nome para reconhecimento.





Pintura das partes do corpo como pés e mãos para trabalhar conhecimento corporal.










Atividades de corpo e movimento com a música:" cabeça, ombro, joelho e pé..." para trabalhar o corpo do aluno de forma integral, além de equilíbrio e concentração.















Interação e descobertas em brincadeiras coletivas com blocos lógicos.














" Criança tem que ter nome,
tem que ter atenção.
Brincar, brincar sem parar.
Ter amigos de montão..."

Equipe EI 41


segunda-feira, 23 de junho de 2014

5ª JORNADA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: A EDUCAÇÃO E O CINEMA EM ... A Arte de Afetar.

                                                   A CONSTRUÇÃO DO PRÓPRIO CAMINHO
                           ( Setas sempre estarão pelos caminhos... resta saber qual o caminho se pretende seguir)

   A Gerência de Educação Infantil  utilizou o recurso da sétima arte, a linguagem cinematográfica,   para  afetar, provocar, mexer com as rotinas de espaço/tempo, revirar as verdades , dogmas e preconceitos arrastados e preservados como monumentos históricos.     
A linguagem  utilizada na V Jornada da Educação Infantil, ilustrou os  seguintes temas de forma reflexiva e provocadora : 
  • Rotinas;                                         
  • Descobertas;
  • Diversidade;
  • Singularidade; Constituição do Sujeito,
  • Subjetividade; Brincadeiras e Interações
 Remexeu com  sensações, sentimentos, hábitos, atitudes, comportamentos, possibilidades, desafetos, estranhamento, enfim,  mexeu com os paradigmas do educador.
  Segue  relação de filmes e curta metragens, utilizados como materiais de abertura para as reflexões em conjunto (Educadores do EDI Bianca Rocha Tavares e E.M Paulo Renato Sousa ). 

  •  Pequenas Flores Vermelhas - 1949, China;                ( Rotina  )
  • O Pequeno Nicolau -             2009, Belgica/ França (  Singularidade ) 
  • Monstros S.A -                      2001, EUA                   (  Descobertas  )
  • Cordas -                                 2013,  Espanha;           (  Interações   )
  • Bebês -                                  2011, França;                ( Diversidades )  
  • Como Estrelas na Terra -       2007, Ìndia                 ( Constituição do Sujeito)
  • Aventuras de uma Caixa de papelão - 2011, festival Nokia   ( Brincadeiras  )
  • Uma foto, uma história-          2013, Brasil                      (Subjetividade  )
O exercício de ver a instituição escola e o período desenvolvimento humano,  a infância, representada, através de diversos focos: temporal e cultural, e, dito pelo outro,  o cinema, produz  num espaço coletivo novos sentidos, ... conflito íntimo e, consequentemente, gera  uma ação ampla e coletiva de reflexão e transformação.


                               








        ENSINAR ...( A/ E )  APRENDER . Duas  ações interligadas, que,  para  se realizar é necessário ter intensidade,  emoção. Uma relação permeada de criação, mistério, desejo e possibilidades de que pode ser sempre de outro modo, a arte de fazer.

  A   V JORNADA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, proporcionou através da arte    
  a busca  pela construção do seu próprio caminho.