segunda-feira, 31 de março de 2014

ADAPTAÇÃO UM CONVITE INTERACIONAL EI:53


 Com um olhar atento voltado para a infância e a cultura infantil, percebesse a adaptação como um processo doloroso para algumas crianças ao sair do ambiente familiar e interagir com em um espaço diferente com pessoas estranhas nos EDIs e pré-escolas. Especialistas acreditam que crianças com maior apoio afetivo familiar são as que conquistaram segurança e tiveram maior facilidade no processo adaptativo se libertando do apego inseguro,por isso neste período de adaptação os profissionais do EI:53 prepararam um ambiente acolhedor para o educando e familiar de forma deixar a criança mais a vontade ,libertando seus medos e anseios. segundo especialistas na mesma época em que a criança começa a ter medo de pessoas estranhas passa também a temer objetos e situações estranhas (Bowlby1973/1993). É com o intuito de estabelecer proximidade com a realidade do conviveu familiar dos educandos que programamos atividades que envolveu participação dos responsáveis.


Mensagem de boas vindas!






















Atividade com os pais que tal cantarmos juntinhos a música que seu filho gosta

 
 




















É por meio do afeto que ocorre a aprendizagem nesta fase do desenvolvimento infantil por isso a as rodas de conversas e proximidade do afago fazem parte da nossa rotina ♥



















A bola é um grande instrumento interacional além de trabalhar o psicológico infantil no movimento de idas e vindas mamãe foi... Mais ela volta!





















Interagir com o espaço se sentir bem nele,aceitar o próximo, os objetos isso são etapas da  adaptação!




















"Da meia volta volta e meia no seu coração ser criança não é brinquedo não".....(Samba da União da Ilha)




















O baile de carnaval teve repertório, com diversas machinhas tradicionais do tempo da vovô e músicas carnavalesca atuais promovendo um encontro de gerações. É possível afirmar que o baile de carnaval ofertado foi um convite interacional, com seus pais e responsáveis, pois dançar e muito bom e ressalta a cultura do país, além de provocar uma aproximação com a comunidade escolar de forma agradável e acolhedora.

terça-feira, 25 de março de 2014

O ESSENCIAL É SABER VER... ...ENTÃO ME AJUDE A OLHAR (Alberto Caieiro, Eduardo Galeano)

"Saber ver... exige um estudo profundo,..
Uma aprendizagem do desaprender."
( Alberto Caieiro)

  Educar?   Educação? Educar na ação! Em nosso dia a dia muitos são os dilemas a serem respondidos e equacionados.
Acreditamos que a qualidade de ensino depende da qualidade de quem está a frente desse movimento.  Motivo que nos leva a validar, o momento ímpar de reflexão( horário complementar) sobre o fazer pedagógico vivido em nosso espaço escolar.

 EDUCAÇÃO não é uma ciência é uma prática social. Fato que muito nos preocupa!!!


Buscamos uma formação continuada, em trabalho, que  possibilita uma  reflexão crítica e constante sobre o fazer pedagógico,  além de oportunizar:

 Meios para um pensamento autônomo;
A criação;
 Saídas  ou Possibilidades  para as situações desafiadoras.

Essa  ferramenta   tem como propósito à auto formação,  além de ser um facilitador  à  arte de  aprender a conviver . Para atuar na arte de educar/ humanizar é  necessário  mais que conhecimento teóricos... . É  necessário o... auto conhecimento. É preciso aprender a se conhecer.

  Nessa linha de trabalho contamos também com o auxílio da biblioteca do professor, com as conversas informais/relação interpessoal,  filmes, vídeos que auxiliam no processo de sensibilização dos sujeitos envolvidos na mediação do processo educativo dos "pequenos gigantes".
ACREDITAMOS ... AS SETAS CONTINUAM NO CAMINHO. BASTA TER SENSIBILIDADE PARA OLHAR E VER.
Eixos que respaldam nosso fazer.
Relação Interpessoal ;
Formação na Ação;
Buscas constantes das "Setas no/ do Caminho"

Acreditamos que aqueles que optam por  trilhar esse caminho precisam conversar uns com os outros para contar seus feitos, tirar suas dúvidas,  ou  para simplesmente estar junto.


Essa troca, essa ousadia é o que faz o caminhar ter sentido. É o que faz a vida não ser pequena.
AS   SETAS   ESTÃO    NO   CAMINHO.
 Cabe- nos avançar...buscar...  armazenar e ... quando necessário   adequar ao que estar por vir. 


  Educação  une conhecimentos    e  experiências  daqueles que são desejantes de uma totalidade  possível  das  suas ações. 


sábado, 15 de março de 2014

PERÍODO DE ACOLHIMENTO EI 51/ CONSTRUÇÃO DE AFETO POSITIVO




Preparação e parceria com a família são fundamentais para assegurar uma adaptação tranquila aos bebês que vão se afastar ou sair pela primeira  vez do seu núcleo familiar.






Primeiramente procuramos conhecer um pouco sobre a vida e hábitos dos nossos bebês através de conversas  com seus responsáveis O acolhimento é feito em conjunto com pais, alunos e educadores.






MOMENTOS ETERNOS DE CONSTRUÇÃO DE VÍNCULO  E AFETO POSITIVO







segunda-feira, 10 de março de 2014

EI- 32 Acolhendo, interagindo e socializando através da diversidade cultural

O período de acolhimento também é um período de aprendizagem. É a época em que pais, crianças e educadores descobrem sobre o convívio com o próximo, explorando diferentes espaços e ritmos. 
Brincar é uma importante forma de comunicação, principalmente neste período de adaptação. 
A brincadeira facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade. Estabelecendo muitas vezes um vínculo social entre as crianças. 

Aproveitando o período de acolhimento e a importância do brincar, valorizamos também a construção da identidade. 

Jogo "Pescando o meu nome"


Nossa equipe também enfatizou o período de acolhimento em conjunto com a realidade em que nossas crianças vivem. Logo nos aproximamos do tema diversidade conversando sobre o carnaval e sua origem (ritmos, danças e vestimentas).

Confecção de chocalho
Confecção de máscaras 


Ao dialogar com as crianças percebemos que o tema abordado facilitou a relação entre elas e algumas apresentaram desenvoltura ao relatar situações do seu cotidiano.

Explorando Ritmos






Baile de Carnaval 
" Hoje a ilha vem brincar, amor!
Vem sorrindo cirandar eu vou
Dar meia volta, volta e meia no seu coração
Ser criança não é brinquedo não!"
 ( Samba União da Ilha 2014 sobre a importância do brincar) 

             

sexta-feira, 7 de março de 2014

O EI 41 JÁ ESTÁ EM AÇÃO! - ADAPTAÇÃO

 A turma de maternal I EI 41 é composta de alunos oriundos dos Berçários no ano de 2013 e alguns alunos novos. Durante o período de adaptação priorizamos o contato próximo; planejamos e executamos  atividades coletivas  com propósito de estar junto  e conquistar  no decorrer do tempo a confiança dos nossos alunos.E consequentemente, promover o conhecimento mútuo .
RODA DE CONVERSAS E MÚSICAS


ME CONHECENDO MELHOR
CAIXA DO ESPELHO
 CAIXA DE MÚSICA




MOMENTOS DE INTERAÇÃO ATRAVÉS DAS CANTIGAS INFANTIS.



 HORA DA HISTÓRIA



BRINCADEIRA COLETIVA COM JOGOS



IMAGINAÇÃO Á SOLTA...




BRINQUEDOS VARIADOS


CANTINHO DA LEITURA


" ADAPTAÇÃO É UMA INTEGRAÇÃO DA PESSOA AO AMBIENTE ONDE SE ENCONTRA."

Procuramos com essas atividades integrar nossos alunos ao ambiente escolar e a nossa presença pois conviveremos nesse lugar por muito tempo.  As ações pedagógicas ocorrem  de  forma  lúdica e prazerosa tanto para os nossos alunos como para nós educadores, afinal... amamos muito o que fazemos.