domingo, 10 de novembro de 2013

Conhecendo e nos encantando com o mundo da música (E. I. 50)


             "Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música, não começaria com partituras e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos que fazem a música. Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes. " (Rubem Alves)

             Por entender a necessidade e a importância que a música tem para o desenvolvimento das crianças escolhemos este projeto para encerrar o nosso ano letivo. Através da música conseguimos desenvolver a oralidade, o raciocínio lógico, o ritmo, a atenção e inúmeros outros objetivos que proporcionam o desenvolvimento de cada criança de maneira prazerosa e divertida.


            Iniciamos o projeto com a leitura do livro – O menino barulhento – de Eliana Pougy e exploramos os sons que podem ser feitos com o corpo.



                   Para conhecer melhor a música, também precisamos conhecer os instrumentos que podem produzi-la e para isso, tocamos diversos instrumentos para produzir e compreender os sons feitos pelos mesmos.








Também conhecemos músicas de ritmos variados e aliamos a dança a esta atividade para tornar a música ainda mais encantadora. Acreditamos que a música tem fundamental importância para o desenvolvimento das crianças nesta faixa etária e é uma aliada para o trabalho diário dentro de um espaço escolar. A criança que vive em contato com a música aprende a conviver melhor com outras crianças, estabelecendo uma comunicação mais harmoniosa. Nesta idade a música as encanta, dá-lhes segurança emocional e confiança.

Equipe E. I. 50

domingo, 3 de novembro de 2013

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA..., um exercício que se inicia cedo.



Consciência fonológica é a associação do som entre significante e significado .Na Educação Infantil a consciência fonológica é assimilada de forma lúdica  e processual. 



Nesta fase do desenvolvimento a consciência fonológica  , passa a tomar forma a partir do momento em que a criança absorve as informações entre o significante e o significando de diversos sons e suas representatividades simbólicas. Dai a importância de desenvolver a oralidade infantil com histórias,faz de contas das literaturas infantis, instrumentos musicais, cantigas rotineiras contos e parlendas que valorizem as próprias produções linguísticas e culturais; os mais diversos sons e ritmos .












Ritmo, tempo e espaço musicais
 Para  estimular a consciência fonológica as ações pedagógicas  devem ser devidamente planejadas de  modo  a atender a especificidade de  cada grupamento tais como: ouvir os sons ambientais interno e externo, reproduzir sons do próprio corpo, fazer uso  de instrumentos musicais, ouvir sons com intensidades e ritmos diferentes,  trabalhar a percepção entre o barulho e silêncio.
 Brincadeiras psicomotoras com jogos rítmicos, também são ferramentas  que validam o processo fonológico da criança. Toda  proposta de trabalho desenvolvida  no espaço escolar  deve  ser constituída de ações que estimulem e desenvolvam o processo de desenvolvimento   humano.  

       Estímulo à percepção, atenção,... sensibilidade.



     
Sugestão de literatura infantil
 (Equipe do blog)