quarta-feira, 22 de maio de 2013

REALIZAÇÕES DA AGENDA

  Nessa semana ocorreu um encontro ( 21/05/2013 ) com os profissionais do PROINAPE (Programa Interdisciplinar  de Apoio a Escola).Dinamizaram o encontro: Flaviany-psicologa, Simone- assistente social, Renata-professora e Alessandra psicologa, com o objetivo de formar novas parcerias de trabalho em prol da comunidade escolar.
Na próxima semana, haverá o encontro do PROINAPE com os responsáveis, que tenha alguma  dinâmica com a comunidade. Essa caminhada de representatividade foi informado por Zeliana Pacheco, diretora adjunta, que salientou o trabalho do PROINAPE. Com relação a comunidade escolar atendida, a funcionária Sheila Luciano, destaca as necessidades dessas pessoas, que   merecem atenção especial,"buscar a origem da situação,  auxiliar com as   parcerias, fortalecer o desenvolvimento do trabalho, orientar  quanto a parte social e de saúde.Buscar ações/ reflexões contra a discriminação".
Nesse encontro percebemos que uma das pautas para reflexão consistia na conscientização dos profissionais de educação das instituições envolvidas sobre o deslocamento, um trauma para uma parte dos assentados.O  trabalho desenvolvido com Essa Comunidade, no espaço escolar do EDI, gera entorno do acolhimento responsável,    visa a reflexão/AÇÃO sobre a realidade; na perspectiva de contribuir na transformação social -educativa-cultural e  político de todos os envolvidos


 ENCONTRO COM OS PROFISSIONAIS DO EDI E DA EM PAULO RENATO SOUZA


Nesse dia recebemos a visita dos profissionais da VIVA RIO, que ofereceram oficinas com materiais de reuso para nossos pais e responsáveis. Em sua próxima  visita  a VIVA RIO realizará  a oficina de shampoo para  pediculose com a Comunidade Escolar.


                                                           Até breve, Comissão do Blog 

terça-feira, 21 de maio de 2013

INFORMES DO BIANCA ROCHA TAVARES/ POR DENTRO DO BRT



FIQUE  LIGADO!!!!!!!!!
AGENDA DA SEMANA: De 20  a  25 de maio.
 

 

Equipe do Posto Jardim Anápolis

Segunda Feira ( 20/052013 ): Programa  Dentista na Escola, atendimento às turmas:
  •  EI 30, EI 40, EI 51
Terça Feira (21/05/2013 ):  Programa Dentista na Escola,  atendimento às turmas:
  •  EI 31,  EI 41,  EI 50
       Nesse dia  realizaremos atividade para os pais e responsáveis do EDI, fortalecendo o Projeto "Família na Escola" com os parceiros da NOVA RIO; oficina com materiais para reuso ( reciclagem)

Dando sequência a agenda de terça- feira acontecerá o encontro ( 21/05), com a Equipe PROINAPE: Com os profissionais de apoio do  EDI e da EM PAULO RENATO SOUZA. 

Quinta Feira:" Oficina de dança" para os nossos pequenos gigantes com a parceira e  professora de dança Olda. 
Sexta Feira: Atividade com as agentes de Saúde,
TEATRO DA DENGUE

     




     Ações para Um Mundo Melhor
COMUNICADO IMPORTANTE:
Participe, acompanhe e colabore com nosso projeto sua participação é EspeciaL !!!
Em nosso último  encontro, as  gestoras Mônica Casal e Zeliana Rosa, reiteraram junto ao grupo de profissionais  do EDI  a importância do  estudo e  das leituras constante para o sucesso do trabalho desenvolvido.
Ressaltaram  o  nosso projeto" Contribuições do Nosso Mundinho, para a Construção de um Mundo Melhor", que instiga a curiosidade de todos os envolvidos em busca de novas ações no contexto escolar e seu entorno.  Parabenizou a equipe pelo movimento constante de renovação  do trabalho, um processo continuo de formação. Agradeceu à todos  por compartilhar dos mesmos propósitos; isso sim, são ações para um mundo melhor. 
ENCONTRO PEDAGÓGICO/ Horário Complementar com a Diretora Adjunta Zeliana Rosa

Frase do encontro: Ferramenta de Trabalho/ comungar saberes e fazeres
Resumo do encontro:
 Conversa com os  profissionais  sobre a dinâmica dos cuidado com os materiais pedagógicos, recursos para reuso,  recurso continuo comum a todos, a formação em serviço/ continuada,
ação e postura profissional, ou seja, colocar o aprendizado em ação/ praticar "o que diz" . A palavra  de   trabalho é reciclar, reaproveitar os materiais, as experiências, as vivências.
Texto  para estudo e reflexão sobre a consciência fonológica: Tendo como suporte as autoras Magda Soares , Maria João Freitas e Patrícia Rodrigues Ferraz.
.Fazer uso dos jogos e brincadeiras com intencionalidade, sem rigidez, com espontaneidade. Atendendo a necessidade, o interesse, o desenvolvimento  da fala, da escuta e  da sensibilidade fonológica; elementos essenciais para o processo da aprendizagem da leitura e da escrita.
Sugestão de atividade:
Brincar com  ao som das palavras( rimas, músicas e parlendas,... .)
Explorar os meios sensoriais  através das brincadeiras( cabra cega, jogo da escuta, senhor caçador,  descobrir com olhos vendados quem está falando,  na rodinha: várias crianças sussurra   seu próprio nome, o colega com os olhos vendados deve identificar onde está o dono do nome sinalizado à ele anteriormente,  ...)



                                                                                 ATÉ   MAIS !!!!!!!!!!

Comissão do Blog, via Face