terça-feira, 28 de agosto de 2012

Semana da Educação Infantil - EI. 30

Durante a semana de Educação Infantil procuramos estreitar ainda mais os laços de afeto e confiança entre nossos pais/responsáveis e nossos alunos, haja vista que, já fazemos isso desde o início do ano letivo.

Convidamos os pais a participar de toda a rotina no período da manhã.










segunda-feira, 27 de agosto de 2012

"SEMANA DE EDUCAÇÃO INFANTIL"

"CONTRIBUIÇÕES PARA UM MUNDO MELHOR."

O COTIDIANO DO EDI BIANCA ROCHA TAVARES

A PRÁTICA  EM QUESTÃO, NOS REMETE  À IDEIA DO PROFº JOSÉ C. LIBÂNEO , A  ESCOLA  COMO  "ESPAÇO DE SÍNTESE."  
REAFIRMA O  PENSAMENTO  DE:

* FREIRE:  CORPOREIDADE NAS AÇÕES,
                                      *  VYGOTSKY:  ASSOCIAÇÃO DAS CATEGORIAS: ATIVIDADES PEDAGÓGICAS, SOCIEDADE, CULTURA E APRENDIZAGEM.


O Decreto Municipal nº 32.028, amparado na Lei Estadual nº 6149 e na Lei Federal nº 12.602, de 03 de abril de 2012, veio ratificar a  promoção e  a valorização das ações e atividades pedagógicas desenvolvidas nas Unidades Escolares que atuam  na Primeira Infância.


 EDUCAÇÃO INFANTIL É COISA SÉRIA... .
     Afinal, tudo que o ser humano precisa saber, sobre: Como Viver. O que fazer e Como Ser,  se  aprende na Educação Infantil. Lembrando Robert Fulghum.

Desenvolvendo a capacidade de atribuir significados às mensagens. 
Promoção do ato de Pensar e expressar.
A "Semana de Educação Infantil", chegou para  corroborar a prática de compartilhar saberes entre comunidade escolar e parcerias.


  A " Semana de Educação Infantil" é uma  proposta de trabalho já inserida  no contexto Pedagógico e Político do  EDI BIANCA ROCHA TAVARES. Remete ao que o profº Libâneo, denomina como  Espaço de Comunhão, entre a cultura informal e a formal..




Esse modo de atuar, comungar com diferentes cultura, exige dos profissionais um exercício permanente.
 A busca de  novas ações que contemple o ato de Educar / de construir... .
 Um  espaço de integração, onde a Escola tem sua função delineada com  a construção do conhecimento.
A  Formação do professor é palavra chave. Ela é a  responsável pela capacidade desse profissional de promover possibilidades diversas para que  o aluno  receba e interiorize as  informações; e  a partir de então, criar conhecimento a partir da sua própria condição." A Semana de Educação Infantil" é uma oportunidade de compartilhar  vivências Pedagógicas, numa faixa etária de seleto saber.

A ação da SME/GEI, demarcando a "Semana de Educação  Infantil" potencializou as ações do cotidiano Infantil, permitindo aos profissionais uma Ciranda reflexiva dos fazeres Pedagógicos, compartilhado  com esses "Críticos Gigantes".
 
A troca de correspondência entre escolas.


A culminância da "Semana de Educação Infantil" oportunizou aos profissionais a troca de vivência agregando valores à Formação continuada., novas formas do fazer, a reconstrução do conhecimento prático, um tempo/ espaço para avaliar, questionar as imagens, as idéias e práticas desenvolvidas no trabalho diário.

A constante interação entre teoria e prática formam um ciclo criativo e dinâmico, o conhecimento se expande e se transforma em realidade

É fundamental aos professores trabalhar, vivenciar, analisar e avalia as possibilidade educacionais de diferentes projetos. A culminância da Semana de Educação Infantil permitiu essa rica ação, principalmente, aos recém chegados Professores de Educação Infantil.
EDUCAÇÃO DE QUALIDADE É O DESAFIO!

Momento da troca de correspondências entre os EDI's e Creches.
Essa experiência vai continuar!

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

A presença dos pais no EDI contribui para um mundo melhor - EI. 41


 A participação da família na escola é de cunho fundamental no desenvolvimento do nosso projeto CONTRIBUIÇÕES PARA UM MUNDO MELHOR . No EDI BIANCA ROCHA TAVARES foi realizado o encontro dos pais, que foi intitulado "um dia especial". Os pais foram convidados a participarem de atividades lúdicas e a trazerem  brincadeiras vivenciadas em suas infâncias. Foi um momento propício que oportunizou a eles a experimentarem a rotina das crianças no EDI,  num contexto social que transpos aos muros da escola.
   O objetivo maior da atividade foi  estimular a participação ativa da família para  que estes plantem bons frutos sociais, como, por exemplo, a questão da sustentabilidade do planeta, valorizando a conservação do meio ambiente como agente de transformação do próprio meio em que vivem e venham colher estes frutos através de seus filhos.



  Brincar de bola com o pai também é cultural  



 Pais estimulando o filho a se movimentar  


Contação de história                         



Imaginação não faltou: o cone virou um instrumento de sopro




As crianças reproduziram o cotidiano das brincadeiras do EDI  e os papais participaram




Os pais observaram o desenvolvimento da coordenação motora fina e da autonomia dos seus filhos



Para um mundo melhor o papai estimula a filha a conservar e a respeitar a natureza:  um convite a você à participar do nosso projeto
Vem para o EDI você também, vem..............