segunda-feira, 21 de maio de 2012

subprojeto 1 é hora de me conhecer com muita alegria e amor!!!!

Esse projeto teve como objetivo incentivar aos nossos alunos e se reconhecerem como pessoas com muita alegria. Para isso fizemos muitas atividades coletivas e brincadeiras em sala como danças e brincadeiras coletivas em frente ao espelho com objetivo de nos reconhecermos afinal temos 25 pessoas diferentes que convivem conosco todos os dias...

domingo, 20 de maio de 2012

Tema Central: Contribuições para "Um Mundo Melhor". Subprojeto: Família na Escola

Justificativa : Participação e envolvimento da família no Ambiente Escolar, para melhor compreensão e acompanhamento do aluno em todo seu processo de desenvolvimento.
Ciente do desafio que acompanha a Escola deste os tempo primórdios, buscaremos desenvolver no cotidiano escolar  ações que fortaleçam  tal parceria. Afim de que Escola e Família possam cumprir integralmente suas funções.

Objetivo Geral: Compreensão dos familiares de que o processo de formação humana,  resulta de ação conjunta. Optamos caminhar pelas trilhas dos saberes compartilhados( escola e família),  incluindo como  parceiros e colaboradores imprescindível no crescimento do aluno.

Objetivo Específico:

  •  Promover a interação efetiva dos responsáveis nas ações pedagógicas promovidas no EDI, 
  •  Esclarecer o conceito de Espaço de Desenvolvimento Infantil,
  •  Iluminar sobre a responsabilidade e alcance do EDI/ escola  na  formação do cidadão,
  •  Ressaltar a EDUCAÇÃO como trabalho conjunto entre Família a escola,
  • Compreender a diversidade humana, no âmbito da composição familiar,
  • Auxiliar a família para que perceba que o seu relacionamento com a escola é fundamental no processo de desenvolvimento do aluno,
  • Exercitar a cidadania junto a Comunidade Escolar: Ser participativo, consciente, autônomo, solidário e responsável pela sua história,
  • Promover ações de forma integrada, de forma à possibilitar a presença da família na Escola.
  • Sensibilizar os responsáveis  e familiares para esta difícil tarefa,  o ato de Educar,
  • Validar e fortalecer os pilares que fundamentam a humanidade: Família e Escola,
  • Potencializar  os vínculos entre família/escola , quanto melhor for a parceria entre as instituições, mais positivo e significativo serão os resultados.
  • Oportunizar aos responsáveis  clareza sobre as atividades e ações desenvolvidas e promovidas no EDI. 
 O Subprojeto "Família na Escola" é desenvolvido por todas as modalidades do EDI: Berçário, Maternal I e II. Iniciou em abril e percorrerá o ano letivo de 2012.
Nas turmas, o espaço dedicado a participação familiar, ocorre de acordo com a demanda das atividades desenvolvidas pelo grupamento, e abrange as diversas áreas do conhecimento: Linguagem Oral e escrita, artes, matemática, Natureza e Sociedade, Música ou movimento.
 Temos ciência  sobre a influência que os pais/família exercem sobre seus filhos (mais até do que eles próprios imaginam exercer  sobre os seus). O melhor ensinamento é o Exemplo.
 EDUCAR é responsabilidade. "A educação começa no berço",  já dizia minha vó; na verdade, educação começa ainda no Útero Materno. Este tema remete ao belo trabalho que o EI 40 está desenvolvendo junto aos seus " gigantes questionadores".



Obs: A metodologia de Projetos nos remete a um  um modelo descritivo da teoria filosófica de  Gilles Deleuze e Féliz Guattari, descrita como rizoma na qual múltiplas conexões são estabelecidas a qualquer momento. Qualquer  "elemento" pode afetar ou incidir em qualquer outro.No entanto, todas as conexões, incidem sobre um mesmo centro, ou seja, o Tema Central. Para tal metodologia  é essencial por parte do educador  está em dia com a ARTE   de   PLANEJAR.
                                                                
                                                                                      Abraço,
                                                                                     Até Breve,

Inicio do nosso projeto EI 51

Baseamos nosso projeto no amor por isso no inicio do ano tivemos a presença dos responsaveis em sala o que foi lindo e muito proveitoso para momentos como este...

Chegamos ao blog finalmente...

Olá somos o BERÇÁRIO EI 51 o nosso projeto se basea no afeto e no carinho por isso vamos nos apresentar a todos voces...

segunda-feira, 14 de maio de 2012

O EDI BIANCA ROCHA TAVARES, neste ano, iniciou com uma família que tem como objetivo construir "Um mundo melhor". A família E.I. 40.

Para alcançarmos este objetivo, buscamos descobrir nossa identidade.













Nesta caminhada, estamos aprendendo a identificar os nossos nomes e de nossos amiguinhos também.

Reinventando o quadro "A família" de Tarcila do Amaral, percebemos que ter uma família feliz é muito importante, para que possamos crescer como cidadãos conscientes, alegres e assim contribuir para um mundo melhor.
"HÁ,HÁ,HÁ,HI,HI,HI,
EU NÃO CONSIGO PARAR DE RIR
RINDO, RINDO,RINDO,RINDO
HÁ,HÁ,HÁ.
QUEM ESTIVER SORRINDO FELIZ ESTÁ"
Através da leitura, aprendemos a amar, aceitar e respeitar nossa família... Aprendemos que devemos dar e receber carinho.
A presença  de nossa família  no E.D.I. participando de oficinas, aprendemos muito e eles puderam aprender muito conosco também.
Mamãe Ana Paula com a mão na massa, e toda galerinha participando.
 Vejam os nossos sorrisos na oficina de jogos e brincadeiras. Em breve voltaremos com mais fotos desta oficina, foi um dia super divertido.
 



domingo, 13 de maio de 2012

Visita ao Salão do Livro (Turma: E.I. 31)

Descobrir o mundo através da leitura é encantador e quando estamos num lugar onde se respira a leitura é ainda mais maravilhoso. 
Nosso passeio foi feito ainda no mês de abril, mas não podíamos deixar de compartilhá-lo com vocês. 









quarta-feira, 9 de maio de 2012

AVALIAÇÃO

        Hoje, 9 de maio, paramos para refletir sobre nossa ações e práticas desenvolvidas que repercutem diretamente sobre o desenvolvimento dos alunos.
      Foi lindo constatar que o projeto "Um Mundo Melhor" e os demais subprojetos que norteiam o nosso fazer, estão contribuindo de forma que alcancemos os objetivos propostos.
       Os Berçários, EI 50 e 51, estão dando um show! Estão adaptados e cada vez desenvolvendo mais a linguagem e auto-reconhecimento. Parabéns as PEIs Amanda , Cláudia e a equipe maravilhosa de AAC.
        As turmas de Maternal I, EI 40 e 41, estão avançando quanto a autonomia, e a ampliação da linguagem e o reconhecimento de mundo. Estão cada vez mais atentos e curiosos. Parabéns as PEIs Marcela , Amanda e equipes pelo maravilhoso trabalho.
         As turmas de Maternal II, EI 30 e 31, estão cada vez mais brilhantes. Avançaram ainda mais quanto a aquisição da autonomia, estão mais atentos , perceptivos e ávidos por aprender cada vez mais. O destaque  é que já temos alunos que  reconhecem os nomes e letras. Parabéns as PEIs Keila , Helita e Equipe de AAc pelo trabalho desenvolvido.
           SHOW!!!!!!!!!!!!! E estamos no 1º bimestre!!!!!!!
         
          Somos uma equipe que credita no desenvolvimento do SER, e que as dificuldades diárias servem de estimulo para que possamos alcançar um número cada vez maior , não somente de alunos, mas de TODA comunidade Escolar, resultando no subprojeto  "Família na Escola". Foi gratificante ver os responsáveis junto a seus filhos participando do projeto .                                                                                                               Acreditamos que ESCOLA se faz de GENTE , que Sonha, Trabalha e Acredita que UM MUNDO MELHOR  somente será possível se fizermos a diferença.
                 PARABÉNS Á TODA A EQUIPE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
                                                                     MÔNICA
     

domingo, 6 de maio de 2012

OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIA (Turma: E. I. 31)

Não há quem resista a boas histórias, elas encantam, amedrontam, fazem rir ou chorar, assustam e são capazes de levar, pessoas de qualquer idade,ainda que em pensamento, a lugares distantes , especialmente as crianças. 
E quando contadas por alguém próximo à elas se torna ainda mais especial, por isso convidamos as famílias, através do projeto "Família na Escola" à participar desse momento tão importante em sala de aula. Curtam as fotos e sintam como foi rico viver essa experiência no ambiente escolar.


Todos atentos...

Foi tão bommmm!!!

Registrando depois a história que ouviram e a mamãe Priscila fez questão de participar também desse momento.


Agora vejam o que ela escreveu sobre ter participado da oficina de leitura, nos emocionamos muito e agradecemos pelo seu carinho.


terça-feira, 1 de maio de 2012

Trabalhando Múltiplas Linguagens- EI- 50 Berçário 1

Desde de cedo devemos ofertar diversas formas de linguagem
Hoje é cada vez mais necessário que nossos alunos sejam capazes de compreender as múltiplas linguagens entre elas estão a escrita, de imagem, teatrais entre outras. E é através das múltiplas linguagens que estamos desenvolvendo nosso projeto.



Projeto Lelê- EI-50-Berçário 1- Trabalhando Identidade

No início do projeto trabalhamos a atividade "eu e o meu cabelo" onde cada criança desenhava ao seu modo seu cabelo...



O projeto foi baseado no livro  "O cabelo de Lelê"


                                            Cada criança confeccionou sua boneca de lata...

              Através do projeto trabalhamos também a música" boneca de lata " com a finalidade de desenvolver atividades físicas para estimular a percepção corporal da criança.

OFICINA DE BRINCADEIRAS (Turma - E. I. 31)

Agora a "oficina de brincadeiras", sabemos o quão a brincadeira é importante para o desenvolvimento das nossas crianças e hoje em especial convidados os pais para participarem juntos desse momento, foi maravilhoso, divertido e muito gratificante. 

"Brincadeira de criança como é bom! Como é bom!












Obrigada pela presença de vocês Bruno, Eliane e Fernanda! Estamos esperando a próxima visita. 
Vejam o que eles escreveram sobre o momento que passaram conosco.